Sábado, 29 de Janeiro de 2022
Canaã dos Carajás Educação

Educação: Prefeitura de Canaã inaugura reforma e ampliação de escola

Às vésperas do retorno das aulas presenciais, Canaã melhora e moderniza Escola Sebastião Agripino da Silva

14/01/2022 às 20h53
Por: Gazeta Carajás
Compartilhe:
Educação: Prefeitura de Canaã inaugura reforma e ampliação de escola

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (14), a obra de reforma e ampliação da Escola Sebastião Agripino da Silva, localizada no bairro Novo Horizonte, uma das mais antigas do município. A entrega da obra é um marco importante para Canaã e acontece às vésperas do retorno das aulas presenciais, que estão suspensas há quase dois anos por conta da pandemia do novo coronavírus.

A escola conta agora com 13 salas de aula mais amplas e arejadas, duas salas multiuso, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, vestiários, mais banheiros, auditório, playground, bicicletário, entre outros espaços. O ginásio da escola também passou por uma reforma completa e vai atender com mais conforto e segurança centenas de alunos da unidade escolar.

A solenidade de entrega da obra contou com a presença de autoridades municipais e regionais. Entre os presentes, a prefeita Josemira Gadelha, o secretário de Obras Zito Augusto, a secretária de Educação Roselma Milani, o presidente da Câmara Municipal Dinilson José, além dos vereadores Antônio do Lanche, Maria Pereira e Webert Felipe. O ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade, e o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Wagne Machado, também estiveram no evento.

Para Roselma, entregar uma obra de reforma e ampliação de uma escola após tanto tempo sem aulas presenciais é um misto de emoções. “Estamos vivendo um novo tempo, uma retomada. Acredito que dar condições adequadas e melhores é valorizar alunos e servidores. A educação de Canaã dos Carajás resiste, apesar da pandemia, e esse é um novo tempo.”

Dinilson José lembrou da história do município de Canaã e o quão importante é dar melhores condições para estudantes locais. “Hoje é uma felicidade enorme poder contemplar os avanços da nossa educação. É com esse trabalho, com essa mentalidade que se constrói o futuro.”

Zito Augusto, que já foi professor no município, falou sobre a satisfação pelo momento. “Escolas mais bem estruturadas são fundamentais para o aprendizado dos jovens. Acredito que a entrega dessa obra é um marco importante para nossa cidade. Estamos vencendo essa pandemia e nossas crianças vão ter um bom espaço para estudar.”

Josemira cumprimentou servidores da educação pelo trabalho nos últimos anos e destacou que a escola é uma das primeiras em todo o estado a ter um consultório odontológico para atender os próprios estudantes. “O pai do aluno não vai precisar perder trabalho para marcar consulta para o filho no dentista. O atendimento vai ser na própria escola, feito por bons profissionais. O trabalho de prevenção em saúde vai começar dentro das escolas”

A prefeita lembrou ainda que o município está buscando alternativas para melhorar a educação também para os alunos do ensino médio. “Vamos licitar duas escolas de ensino médio em Canaã dos Carajás, junto com o governo estadual. Os nossos alunos precisam e merecem ser cuidados. Já estamos tratando também para a vinda de escolas técnicas para o município. A escola pública vai formar profissionais e cidadãos aqui dentro de Canaã.”

A gestora afirmou também que o município vê a educação superior avançar, com a chegada de novos cursos, formação de novas turmas e a obra do prédio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). “De mãos dadas, vamos caminhar e fazer um grande ano para Canaã dos Carajás. É nosso desejo e nossa missão fazer a educação avançar na nossa cidade.”

A previsão é que as aulas retornem no próximo dia 20 de janeiro. Cerca de 12 mil alunos são atendidos pela rede municipal de educação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias