Sábado, 29 de Janeiro de 2022
Opinião Coluna

Coluna | A política de Canaã dos Carajás acontece na Tapioca da Câmara

Kleysykennyson: É uma banquinha que vende a melhor tapioca de Canaã, bem no meio do caminho entre a Prefeitura e a Câmara. Pode ir lá nesse horário: você vai encontrar alguma celebridade da política municipal. É lá que os próximos governantes do município começam a ser escolhidos

06/12/2021 às 17h51 Atualizada em 07/12/2021 às 10h40
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Tapioca da Câmara
Tapioca da Câmara

 

Eu acredito que a política em Canaã é decidida em muitos lugares. Às vezes em gabinetes fechados, em caminhonetes com vidros fumês, nas sessões da Câmara Municipal e, claro, nos grupos de Whatsapp. Mas a verdade precisa ser dita: nenhum outro lugar é tão importante para a política em Canaã dos Carajás como a Tapioca da Câmara.

É uma banquinha pequena, bem simples, em que a irmã trabalha das 7h às 11h, de segunda a sexta. A mulher trabalha demais! E faz a melhor tapioca de Canaã, diga-se de passagem. Tapioca simples, com ovo, com queijo, com presunto, ou do jeito que você quiser. Como é barato, vai todo mundo. Duvido que exista algum servidor público do município que não tenha provado da Tapioca da Câmara. 

E a banquinha fica justamente entre a Prefeitura e a Câmara. Em um lugar bem estratégico. Vende bastante e agrada a clientela. A tapioca é famosa e respeitada em Canaã.

O espaço também é famoso por reunir as mais diversas celebridades políticas do município. Pode ir lá das 7h às 11h. Sempre vai haver algum vereador dialogando com seu eleitorado ou com amigos. Inclusive, importante dica a se anotar: se o seu vereador anda sumido, passe na Tapioca. Ele deve estar lá.

Mas lá não estão só vereadores. No mesmo horário, tem membros da imprensa local, tem aspirantes a cargos públicos, tem fofoqueiros e muito mais. É lá que a política, de verdade, acontece em Canaã. É um esforço coletivo para oxigenar a política municipal. Quer ver um exemplo? Um ano antes da Josemira ser pré-candidata, já tinham ventilado lá a possibilidade dela ser a escolhida do Jeová. Sério. Consta tudo nos autos da Tapioca. Pode procurar.

Pra saber os rumos da política municipal nos próximos anos, procure a tapioca, pegue uma cadeira, peça uma com recheio de ovo - a minha favorita - e aqueça os ouvidos. Você vai ouvir coisas importantes. No meio do caminho da Tancredo Neves, rua que centraliza o poder em Canaã, havia uma tapioca. Havia uma tapioca entre a Câmara e a Prefeitura. Jamais me esquecerei que havia a melhor tapioca de Canaã entre a sede dos dois poderes municipais.

O futuro da política municipal e o que de mais relevante acontece em Canaã passam, necessariamente, pelo crivo da galera da Tapioca.

Sede da Tapioca depois do expediente

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias