Sábado, 29 de Janeiro de 2022
Canaã dos Carajás Saúde

ALERTA: Variante Ômicron pode já estar circulando em Canaã dos Carajás

Apesar de não haver casos confirmados da variante no Pará ou mesmo na região Norte até o momento, Canaã é uma cidade que recebe pessoas do mundo todo e não se pode descartar a possibilidade de que pessoas infectadas já tenham pisado na Terra Prometida. Saúde alerta para necessidade da vacinação

02/12/2021 às 12h13
Por: Gazeta Carajás
Compartilhe:
ALERTA: Variante Ômicron pode já estar circulando em Canaã dos Carajás

Não há nenhum caso confirmado da nova variante da Covid-19, Ômicron, em Canaã dos Carajás, no Pará ou mesmo na região Norte. No entanto, a Vigilância e Saúde de Canaã não descarta a possibilidade de que a variante esteja circulando no município. 

Por conta da mineração, Canaã dos Carajás é uma cidade que recebe pessoas de todas as regiões do mundo, o que pode facilitar a chegada de novas formas da Covid-19. A variante Ômicron foi identificada a primeira vez na África do Sul e se espalhou pelo continente com rapidez. Para alguns pesquisadores, a nova cepa é até mais infecciosa que a Delta, outra que assusta o mundo há alguns meses.

Por conta disso, é fundamental que a comunidade mantenha cuidados básicos como o uso de máscaras, evite aglomerações em lugares fechados e cuide da higiene pessoal.

Outro fator que é determinante na luta contra a covid e suas temíveis cepas é a vacinação, único comprovado pela ciência para vencer a crise sanitária no mundo. Canaã possui hoje 53,9% da população com o esquema vacinal completo. Pesquisas recentes indicam que quando uma região atinge pelo menos 70% de sua população imunizada, o vírus perde a força.

Por conta disso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade da vacinação continuar a todo vapor. Já há imunizantes disponíveis para quem precisa tomar a segunda dose. Para quem já tomou a segunda dose há mais de 5 meses, há também doses de reforço nas Unidades de Saúde.

É importante destacar que a vacina foi fundamental para reduzir a 0 os óbitos no município nos últimos 2 meses, bem como casos mais graves e internações. O número de novos casos, no entanto, subiu em novembro. No comparativo a outubro, os casos triplicaram, o que preocupa.

As Unidades de Saúde continuam atendendo a população de segunda a sexta das 8h às 14h.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias