Sexta, 03 de Dezembro de 2021
Opinião Tá na cara

Coluna | Lula não é um democrata

Kleysykennyson: Ao não se posicionar contra as ditaduras na Nicarágua e Cuba, Luis Inácio prova o que a maioria já sabe: não serve pra ser presidente de uma democracia

23/11/2021 às 19h12 Atualizada em 23/11/2021 às 19h41
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Foto: Diego Radamés (Reuters)
Foto: Diego Radamés (Reuters)

Não basta não ser pró-ditadura, é preciso ser contra qualquer regime ditatorial. Readaptando a famosa frase de Angela Davis para outro contexto, é possível perceber que nada pode ser mais atual. Para ser um democrata, o indivíduo precisa se posicionar de forma contrária, de preferência com veemência, a qualquer regime ditatorial. Não importa se há um contexto histórico, como no caso de Cuba, ditadura é ditadura.

É por isso que está cada vez mais claro que Luis Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil por dois mandatos, não é um democrata. Em entrevista ao El País, Lula relativizou a ditadura em Cuba, fez de conta que não existiu fraude nas urnas na Nicarágua e até ofendeu a chanceler Angela Merkel, que se destaca como líder em todo o mundo por sua gestão na Alemanha.

Lula é uma decepção. 

O que se espera de um homem que lidera as pesquisas é, no mínimo, pulso na hora de defender a democracia. Ele não consegue se opor aos desmandos de aliados. O governo de Cuba proibiu protestos - Lula falou apenas nos embargos econômicos. Na Nicarágua, Daniel Ortega frauda eleições - Lula cita Merkel no poder há 16 anos em uma democracia mais do que bem estabelecida.

Lula e o seu PT fizeram o mesmo com Maduro na Venezuela. Não dá pra esquecer.

Lula só é contra ditaduras de direita. Assim como Bolsonaro, que visitou e celebrou países que vivem governados por ditadores de direita, só consegue ver problemas quando a esquerda faz isso.

Dois não-democratas lideram a corrida eleitoral no Brasil. E o que será de nós?

O caminho, talvez, seja começar a convencer as massas de que há democratas na corrida eleitoral - candidatos bons e ruins, inclusive, mas, ainda assim, democratas.

Lula e Bolsonaro não. Lula e Bolsonaro nunca mais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias