Sexta, 03 de Dezembro de 2021
Opinião Opinião

COLUNA | Jeová Andrade é maior que Keniston Braga

Kleysykennyson: Atualmente, a região Carajás não possui representantes no congresso federal, mas terá uma nova oportunidade ano que vem. Em Canaã e Parauapebas, dois nomes despontam como pré-candidatos: Jeová Andrade e Keniston Braga. O maior deles deve vencer a disputa

04/11/2021 às 18h00 Atualizada em 04/11/2021 às 18h56
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
COLUNA | Jeová Andrade é maior que Keniston Braga

A corrida eleitoral de 2022 já teve início há muito tempo. Em menos de um ano, o povo brasileiro vai às urnas para escolher presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Ao todo, cinco votos. Pré-candidatos para todos os cargos já estão em pré-campanha, viajando, dialogando e entendendo o que precisam fazer para vencer eleições tão difíceis.

Em Canaã dos Carajás e Parauapebas, não é diferente. Dois dos municípios mais importantes do Brasil na balança comercial, a Terra Prometida e a Capital do Minério atraem olhares de todo o mundo no que tange a movimentações políticas. Neste contexto, as eleições para deputado federal já estão dando o que falar. Principalmente em torno de dois fortes nomes nessa disputa: Jeová Andrade e Keniston Braga.

Ex-prefeito de Canaã, o quase incontestável Jeová não sabe o que é perder uma eleição há mais de 10 anos. Após se eleger em 2012, se reeleger em 2016, conseguir emplacar a eleição de Josemira em 2020 e bater recordes de aprovação, Jeová é tão absoluto em Canaã que está pronto para alçar voos mais altos. 

Secretário de governo em Parauapebas, Keniston Braga é a bola da vez naquela cidade. Apontado por muitos como próximo prefeito, Braga é um sujeito experiente, estrategista e afilhado político do todo-poderoso Darci Lermen, a grande referência política de Parauapebas.

Sabendo que a região de Carajás, pela primeira vez em muitos anos, não tem nenhum representante na Câmara Federal, cresce a necessidade por um deputado daqui. É nesse contexto que parauapebenses e canaenses se verão obrigados a escolher entre os dois. Jeová, que não perde eleições, ou Keniston, que tem a seu favor uma população muito maior que a de Canaã?

Ainda há tempo para a famigerada decisão, mas, para mim, algo já está claro. Jeová Andrade é maior que Keniston e mais importante para a região também. 

Jeová é pioneiro, desbravador destas bandas. Conhece como poucos os anseios da população regional, tem experiência, é respeitado e é reconhecido como homem que mudou a história de um município - Canaã. Me arrisco a dizer que Jeová terá a maior votação que um candidato a deputado já teve na Terra Prometida. Como já disse, Jeová não perde eleições. 

Claro, desta vez tudo será diferente. Os feito de Jeová aqui não repercutem da mesma forma em municípios vizinhos, que serão cruciais na soma dos votos - todos são cientes disso. Sem falar no óbvio: Canaã tem 40 mil eleitores. Jeová precisa de, pelo menos, 100 mil votos para entrar na disputa. Não será fácil, mas não é, nem de longe, impossível.

Um gigante nas urnas, Jeová é político por natureza. Homem carismático, conhece a maior parte da população de sua cidade pelo nome. É algo natural, que sempre esteve com ele. Ao viajar no tempo, 30 anos que seja, nas frestas da memória, é sempre possível ver que o ex-prefeito de Canaã sempre foi assim. O carisma não se adquire, não se desenvolve: ou se tem, ou não.

Já Keniston, com todo o respeito, me parece um produto que está sendo moldado. Como já disse, é um sujeito inteligente, admirável, mas não é, nem de longe, tão grande quanto Jeová. Sou leitor assíduo do seu blog, o K Pra Nós. Digo: escreve bem, passa bem as ideias, tem coisas boas a apresentar, mas não tem o mesmo carisma de Jeová. E olha que eu nem acho carisma um pré-requisito para políticos, mas é evidente que ele decide eleições.

Muita coisa pode mudar em alguns meses. Talvez Keniston não seja candidato, talvez nem mesmo Jeová - nunca se sabe. Mas uma coisa é certa: duvido muito que a região consiga eleger os dois e se fosse para fazer uma aposta agora, apostaria em Jeová, o Carismático, homem que não perde eleições.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias