Sexta, 03 de Dezembro de 2021
Fenecan 2021 Empreendedorismo

Palestra de Geraldo Rufino motiva empreendedores de Canaã

Foram quase duas horas de bate-papo num auditório lotado, atento ao relato de um empreendedor de sucesso.

04/11/2021 às 11h35 Atualizada em 04/11/2021 às 11h43
Por: Gazeta Carajás
Compartilhe:
Palestra de Geraldo Rufino motiva empreendedores de Canaã

Geraldo Rufino, um ex-catador de latinhas, que chegou a proprietário do maior centro de desmontagem de caminhões da América Latina, a JR Diesel, é também palestrante e escritor, e professor da PUC-RS. Ele foi a estrela na noite desta quarta-feira (03), na programação da V Fenecan – Feira de Negócios de Canaã dos Carajás. 

O menino que começou a trabalhar aos oito anos, ensacando carvão e depois catando latinhas, se destaca pela maneira simples e humilde como encara a vida e por seu poder de superação ao longo dos anos, destacando os momentos em que precisou recomeçar, após algumas “quedas” e falências, relatadas em seu primeiro livro, “O Catador de Sonhos”.

Durante sua palestra motivacional, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canaã, o mineiro que cresceu na favela do Sapé (SP), descreveu sua trajetória como empreendedor e os caminhos trilhados para obter resultados promissores como um homem de negócios.

Geraldo define que princípios básicos, repassados desde cedo pela mãe – que é, até hoje, seu grande referencial de vida -, foram indispensáveis para atingir os patamares aos quais chegou. Ele destaca a importância da estrutura familiar para uma trajetória de sucesso.

“Na verdade, a família é a base de tudo. As pessoas precisam resgatar do novo normal essa essência dos valores que começa na base, que começa na família, valorizando a grandeza da mulher, da mãe, e o quanto essa percepção e sensibilidade podem fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas”, destacou.

Geraldo Rufino acredita que ser útil, ter motivação, ser grato, acreditar e ter atitude para transformar, além da manutenção de uma disciplina diária são requisitos essenciais para ser um bom empreendedor. Segundo ele, ao conhecer a cidade de Canaã, percebeu que a união existente entre o poder público e os empreendedores locais tende a resultar na prosperidade do município.

“Quando chego numa cidade como essa, empreendedora, com uma população em parceria com o poder público, querendo empreender e ser exemplo para o país, me sinto orgulhoso, pois é uma atitude, uma mudança de comportamento e para isso precisa acreditar, precisa usar a fé, se fortalecer na família e empreender. É assim que nós vamos transformar este país e, em Canaã, no meu ponto de vista, isso já é realidade”, ressaltou.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canaã, Fernanda Ferreira, declarou que a palestra de Geraldo Rufino deve motivar os empreendedores do município a persistirem na busca de resultados promissores, em seus mais diferentes ramos de negócios.

“A Fenecan promove essa palestra para incentivar os nossos empresários a nunca desistirem do mercado. Porque o Geraldo Rufino tem uma história bem desafiadora e ele conseguiu vencer as dificuldades. Então, nós queremos passar isso para os nossos empresários e comerciantes, assim como para as pessoas de um modo geral, a fim de que vejam que nada é impossível, estimulando a seguir em frente e nunca desistir dos seus sonhos e muito menos dos seus empreendimentos”, reforçou. 

A Prefeita Josemira Gadelha enfatizou que a iniciativa de trazer uma palestra motivacional para a programação da Fenecan reforça a meta da prefeitura de estimular a união entre a gestão municipal e os empreendedores locais, no sentido de promover o desenvolvimento econômico da cidade.

“Queremos, cada vez mais, que as pessoas possam empreender, que entendam que elas são capazes e que esse município é construído por todos nós e que o poder público está de mãos dadas com a população para que a nossa cidade seja empreendedora, que gera emprego e renda. Espero que após essa fala motivacional, do Geraldo Rufino, todos saiam daqui motivados, acreditando que é tempo da gente se renovar, de acreditar e fazer acontecer”, finalizou.

O empreendedor Marcus Almeida, proprietário de uma ótica local, revelou que já conhecia a fama do palestrante e por isso fez questão de ouvi-lo pessoalmente.

“Eu já conhecia o palestrante, então a nossa expectativa é a melhor. Creio que a mensagem dele vai agregar muito valor para nós comerciantes e a todos os empresários da cidade. É muita experiência que ele passa e que dá para aplicar no nosso dia a dia. Tudo que ele transmite é a pura verdade, o empreendedorismo tem que pulsar forte em nossas veias”, concluiu.

 

Texto: Rosa Borges

Fotos: Alayna Navegantes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias