Na manhã desta terça-feira (14), às 09h, um avião com sete ocupantes caiu em Piracicaba. Todos morreram no local. As vítimas foram o piloto e o co-piloto, além dos passageiros, o empresário Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, a esposa Maria Luiza Meneghel Silveira Mello e os três filhos do casal Camila Meneghel Silveira Mello, Celso Meneghel Silveira Mello e Fernando Meneghel Silveira Mello.
A aeronave, modelo King Air 360, saiu do Aeroporto de Piracicaba com destino ao Pará minutos antes da queda. O avião, em alta velocidade, bateu contra os eucaliptos de uma área verde da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), e explodiu. As chamas causaram um grande incêndio no local.
Celso Silveira Mello Filho nasceu em Piracicaba em 1948. Formado em contabilidade pela Unimep, o empresário atuava em diversos estados do país, como São Paulo, Paraná, Tocantins e Pará, destino de sua última viagem. Foi neste estado que, em 2004, ele implementou um programa social na área de agricultura, pecuária e educação.
A FESAR, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, que fica na cidade de Redenção, tinha o empresário como mantenedor, além de diretor da instituição. Em sua carreira empresarial, Celso Silveira Mello Filho foi consideram o “Industrial do Ano” em 1981, pela Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Ele era acionista do grupo Cosan, dirigido pelo seu irmão, Rubens Ometto Silveira Mello. A empresa emitiu nota oficial sobre o falecimento do empresário e sua família:
“Com enorme pesar, a Cosan informa que o empresário Celso Silveira Mello Filho estava com a família na aeronave King Air 360 que caiu hoje, às 10h, em Piracicaba, causando a morte de todos os ocupantes. Celso era acionista e irmão do presidente do Conselho de Administração da companhia, Rubens Ometto Silveira Mello. Também estavam no avião a esposa de Celso, Maria Luiza Meneghel, seus três filhos, Celso, Fernando e Camila, o piloto Celso Elias Carloni e o copiloto Giovani Gulo”.
Celso Silveira Mello Filho amava os esportes motorizados, sendo bicampeão brasileirão e paulista de Autocross. Em 2011 foi o vencedor da tradicional 100 Milhas Piracicaba. A paixão pelo Autocross passou para seu filho, Celso Meneghel Silveira Mello. Este, em 2017, se tornou tri campeão brasileiro da categoria, aos 42 anos.
(Band Multi - com informações de Ana Andrade)