Você, morador de Novo Repartimento, vai escolher Valdir Lemes ou Val Bispo? Faltando um ano para as eleições de Novo Repartimento, essa é a pergunta que não quer calar. Ao passo que Valdir Lemes, estrela do PSD na região sul e sudeste do Pará, é o atual mandatário do município, Val Bispo, que está sem partido, mas é bem visto pelo MDB, segue em pré-campanha desde que perdeu a eleição em 2020.
Os dois gigantes políticos são bons de voto, bons articuladores, mas têm estilos completamente diferentes. Valdir Lemes é a figura do gestor austero, sério, discreto. Val aparece mais nas redes, investe mais na própria comunicação e, aparentemente, não acredita na forma austera que Valdir tem conduzido o município.
Apesar de serem adversários no campo político, os “Vals” não se atacam publicamente. Bispo, por exemplo, não utiliza suas movimentas redes para atacar a gestão, o que pode parecer estranho para quem é o principal nome de oposição. Tudo indica que o silêncio de Val é método eleitoral e tudo deve mudar quando o período de pré-campanha de fato começar.
Do outro lado, Lemes governa com um grupo coeso, forte e unido. No entanto, aliados já alertam o prefeito sobre a necessidade de se “acordar” para o processo político. Ao seu estilo linha dura, tem as finanças de Novo Repartimento sob controle, não atrasa salários, mas é criticado pela falta de investimentos.
No campo das alianças políticas, Val está ao lado do grupo dos Siqueira – Alexandre e Andreia, prefeito de Tucuruí e deputada federal, e Chamonzinho, deputado estadual. Um grupo bastante forte, que conseguiu tirar muitos votos de Novo Repartimento nas eleições de 2022 e podem ser estratégicos na campanha de Bispo em 2024.
Um fator que pode definir as eleições e que ainda está em aberto é quem o governador Helder Barbalho vai apoiar no município. Bispo, que pode ser do MDB, talvez leve vantagem, mas Lemes sempre declarou seu apoio a Helder. Há ainda o fato do sobrinho de Valdir, Wagne Machado, ser secretário de estado, o que pode pesar na balança. A neutralidade de Helder na disputa é uma possibilidade? Talvez sim, mas provavelmente não.
Há ainda o fator Amizade. O ex-prefeito de Novo Repartimento perdeu uma eleição com a máquina na mão em 2020, mas tem eleitores. Recentemente, tomou café com Bispo e uma aliança pareceu estar nascendo. No entanto, posou para fotos com Valdir na cavalgada de Repartimento e boatos surgiram sobre uma possível parceria.
Diante disso tudo, há ainda o fato de que Valdir Lemes venceu Val Bispo por apenas 450 votos em 2020, uma diferença ínfima. Àquela altura, detalhes fizeram a diferença na eleição. Em 2024, tudo indica que os detalhes vão nortear a decisão dos munícipes.
Segundo informações, há equilíbrio entre os Vals. Lemes é melhor na zona rural. Bispo está crescendo na zona urbana. Entre empresários, Bispo parece ter mais apoio. Entre o funcionalismo público, Lemes é unanimidade.
Apesar do crescimento de Val, o Bispo, nunca é demais lembrar que seu Valdir tem a máquina, o mandato aprovado pela população e hoje é o favorito na disputa. No entanto, se quer garantir a reeleição, precisa olhar mais no retrovisor, soltar o freio da austeridade e pisar fundo no acelerador dos investimentos.
Isso porque o outro Val não pisou no freio um momento sequer desde 2020 e vem com tudo para ultrapassar o atual gestor em 2024.
Mín. 23° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo nublado