Quarta, 27 de Setembro de 2023
94-992430013
Negócios Economia do Pará

Em reunião com o BID, presidente da FIEPA defende investimentos em infraestrutura e na verticalização da produção

Objetivo do encontro foi apresentar investimentos destinados ao setor privado pelo BID, visando desenvolver plano de ação para potencializar impacto na região, avançando em um processo de diálogo robusto sobre as oportunidades e necessidades do setor privado na bacia amazônica

15/09/2023 17h43
Por: Redação
Em reunião com o BID, presidente da FIEPA defende investimentos em infraestrutura e na verticalização da produção

O setor produtivo participou na manhã desta quinta-feira (14), em Belém, de reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promovida pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), do Governo do Estado, cuja titular é a secretária Elieth Braga. O objetivo do encontro foi apresentar investimentos destinados ao setor privado pelo BID, visando desenvolver plano de ação para potencializar impacto na região, avançando em um processo de diálogo robusto sobre as oportunidades e necessidades do setor privado na bacia amazônica. 

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) foi representada pelo presidente Alex Carvalho, que em sua contribuição na reunião disse que um dos maiores entraves para que o Estado se torne competitivo e desenvolvido é a falta de investimentos em obras de infraestrutura, tais como ferrovias, hidrovias e a manutenção das rodovias, que em algumas épocas do ano ficam praticamente intrafegáveis devido às chuvas. 

Além disso, ele lembrou da importância do grande ativo da região, que é a floresta em pé, mas que existem outras opções para ajudar a sustentar os 8,8 milhões de habitantes que vivem no Pará. “A indústria corresponde hoje a cerca 200 mil empregos diretos e temos um potencial estrondoso, tendo em vista a capacidade produtiva. Precisamos verticalizar a nossa produção e o divisor de águas será a implantação de ferrovias e hidrovias, para que os nossos produtos tenham competitividade necessária para atender ao mercado mundial”, disse Alex Carvalho. 

Ele afirmou que o BID terá um grande papel nas mudanças que o Estado precisa. “O BID é um grande elo para a realização de parcerias públicos privadas, para que nós tenhamos rodovias em bom estado de trafegabilidade, principalmente para que crianças cheguem às escolas com segurança, cheguem entusiasmadas, seus professores tenham internet, tudo isso nós merecemos, porque somos um estado gigantesco, não só em dimensões territoriais, mas devido à nossa  potencialidade”, afirmou o presidente, que disse ser esse um momento oportuno para unir forças e fazer essas mudanças acontecerem. 

Além da FIEPA, participaram da reunião FAEPA, Fecomércio, SEBRAE e Associação Comercial do Pará. O Banco Mundial e duas instituições ligadas ao BID, o International Finance Corporation e o BID Invest, também estiveram presentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 15h03
32°
Tempestade de areia

Mín. 23° Máx. 40°

38° Sensação
1.03 km/h Vento
62% Umidade do ar
8% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)

Mín. 22° Máx. 39°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/09)

Mín. 23° Máx. 40°

Tempo nublado