Quarta, 27 de Setembro de 2023
94-992430013
Política Política

PT e PL vão poder se aliar nas Eleições 2024

Cúpula do Partido dos Trabalhadores autorizou alianças entre os partidos com a condição que projetos não defendam pautas bolsonaristas e estejam com Lula em 2026

31/08/2023 09h04
Por: Redação
PT e PL vão poder se aliar nas Eleições 2024

A cúpula nacional do PT decidiu, em reunião na última segunda-feira, 28, não impedir alianças do partido do presidente Lula da Silva com o PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas eleições municipais de 2024. Conforme a decisão, ficam permitidas coligações com candidatos do PL nos municípios, desde que feitas em apoio a Lula. O texto, no entanto, barra alianças com candidatos com projetos bolsonaristas.

A informação é da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, a resolução, divulgada na quarta-feira (30), não cita o PL especificamente e proíbe o apoio a candidaturas identificadas com o bolsonarismo.

O texto do documento passou pelo crivo do diretório petista, tendo sido aprovado por 29 votos contra 27, e teria como base um texto apresentado pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).

Conforme o secretário de comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto, não há impeditivo em relação ao PL, apenas ao projeto bolsonarista. “Se o candidato a prefeito declarar que estará conosco em 2026, mesmo estando no PL, é permitido [aliar-se]”.

O documento divulgado hoje ainda defende abertamente a reeleição de Lula. De acordo com Jilmar Tatto, essa é a primeira vez que o partido defende em documento a reeleição do presidente.

A resolução traz também uma escala que prioriza aliados da disputa presidencial. “Acerca da política de alianças, o diretório nacional determina o seguinte: 1) para além da nossa federação, estão autorizadas alianças com a federação integrada por PSOL e Rede; 2) estão autorizadas alianças com partidos e lideranças que apoiaram Lula no primeiro turno das eleições de 2022; 3) não é necessária aprovação prévia no caso de receber apoios de partidos e lideranças que apoiaram Lula no segundo turno das eleições de 2022”.

(Ton Paulo – Jornal Opção)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 15h03
32°
Tempestade de areia

Mín. 23° Máx. 40°

38° Sensação
1.03 km/h Vento
62% Umidade do ar
8% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)

Mín. 22° Máx. 39°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/09)

Mín. 23° Máx. 40°

Tempo nublado