“Tráfico de votos” em Canaã dos Carajás
Uma fonte informou ao Radar do Poder uma situação, no mínimo, desleal em Canaã dos Carajás. O certo filho de um certo vereador local está “traficando votos" de um município no sudeste paraense para Canaã. O esquema é mais ou menos assim: algumas vezes na semana, grupos de pessoas são trazidos de caminhonete para transferir seus títulos de eleitor para a Terra Prometida. No cartório eleitoral, assessores do vereador se fazem presentes bem cedo e garantem senhas para os novos eleitores. Evidentemente, o movimento visa as eleições do próximo ano.
Mas pode isso?
Não, não pode. A prática pode ser interpretada pela lei como captação ilícita de sufrágio e trazer problemas para o vereador no futuro. Inclusive, o Radar do Poder tem informações de que a Polícia Federal está de olho no esquema. Detalhe: cerca de 50 eleitores do município em questão transferem seus títulos para Canaã todos os meses. Em um ano, o esquema poderia resultar em 600 novos eleitores – quase o suficiente para garantir a reeleição do parlamentar.
Disse que está na disputa...
O vereador Anderson Mendes (MDB), de Canaã, é mais um a se declarar pré-candidato a prefeito nas eleições de 2024. O parlamentar, que sempre esteve na oposição ao governo municipal, confirmou o interesse, mas não falou ainda sobre questões partidárias. Apesar de ter confirmado pré-candidatura, Anderson deve encontrar problemas para concorrer no pleito do ano que vem: falta de grupo político e recursos são algumas das adversidades.
Problemas em Rondon
A prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade (MDB), tem muitos problemas para resolver: produtores rurais reclamam muito da estrutura do mercado municipal, estudantes com deficiência enfrentam dificuldades nas escolas e calçadas intrafegáveis incomodam moradores. Apesar disso, o burburinho é que Adriana está na frente nas pesquisas eleitorais. Mas será que isso resiste ao teste do tempo? É pagar pra ver.
A caminho da reeleição
Quem não deve encontrar dificuldades para se reeleger é o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB). Discreto nas redes, o homem tem trabalhado bastante e está cada vez mais distante da sombra de Minervina, hoje a mais rejeitada entre todos os pré-candidatos. Se nada mudar bruscamente nos próximos 400 dias, João ganha com a mão nas costas.
Rolê aleatório em Novo Repartimento
O governador Helder Barbalho (MDB) esteve em Novo Repartimento no fim da última semana para inaugurar a agência do Banpará no município. Mas a situação embaraçosa ficou por conta da reunião de nada menos que TRÊS pré-candidatos a prefeito de Novo Repartimento – todos aliados do governador. Valdir Lemes (PSD), atual prefeito, Amizade (MDB), ex-prefeito do município, e Val Bispo (Sem partido), que perdeu as últimas eleições por 400 votos. E quem será o candidato de Helder no município? Resposta difícil.
Quebra da impessoalidade?
Quem anda utilizando as redes da Prefeitura de Xinguara a torto e a direito para melhorar sua imagem é o prefeito Dr. Moacir (MDB). É possível ver diversas publicações do gestor em colaboração com a página de governo. A Secom de Xinguara publica na página oficial visita do prefeito a feirantes, apresentadores, vez ou outra, falam “que o prefeito fez isso ou aquilo”, e há ainda a publicação de sonoras de moradores agradecendo ao prefeito por ações. Nada disso é permitido e pode ser interpretado pela lei como quebra do princípio da impessoalidade. Vacilo da Secom ou esperteza do gestor?
Passando maus bocados
O uso da comunicação pública para melhorar sua imagem é uma tentativa do gestor de fugir da impopularidade. Dr. Moacir é muito criticado pelos xinguarenses, que afirmam que a cidade está abandonada. Ruas esburacadas, demora pra entrega de obras, feirantes em tendas, dificuldade para cumprir promessas de campanhas e muito mais. Com as eleições tão próximas, a hora não é das melhores para ser impopular.
Denúncia grave em Conceição do Araguaia
Em Conceição do Araguaia, o vereador Sharles Peixoto (PT) está disposto a levar a briga com o prefeito Jair Martins (MDB) até as últimas consequências. O legislador publicou vídeo falando sobre uma obra na Praça Matriz que, segundo ele, tem indícios de superfaturamento. De acordo com o vereador, a obra não foi concluída pela empresa responsável, mas mesmo assim foi recebida pela gestão de Jair – o que é crime. Sharles afirmou que a mesma empresa que não concluiu a obra foi contratada agora, por um novo valor, para concluí-la. O vereador disse que já denunciou a situação ao Ministério Público.
O vice ideal
Informações de bastidores de Itupiranga dão conta de que Wagno Godoy (PSD) é considerado o “vice ideal” para as duas candidaturas mais fortes na disputa majoritária. Como já foi dito aqui no Radar do Poder, Godoy corre por fora na disputa e pode ser o fiel da balança em uma eleição tão polarizada. O garoto prodígio tá voando e com o passe cada vez mais valorizado.
Mín. 23° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo nublado