Domingo, 04 de Junho de 2023
94-99262-2802
Pará Confirmado!

Belém é escolhida como sede da COP 30, que será realizada em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente Lula e pelo governador Helder Barbalho

26/05/2023 15h40
Por: Redação
Belém é escolhida como sede da COP 30, que será realizada em 2025

A capital paraense, Belém, foi a cidade escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser sede da COP 30, em 2025. A confirmação foi publicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo Twitter. Confira a mensagem:

“Meus amigos e minhas amigas. Estou aqui com o governador Helder, estou aqui com o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que tem uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”, declarou o presidente Lula.

Em seguida, o ministro Mauro Vieira fez o anúncio oficial: "Queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP 30, proposta do presidente Lula ainda como presidente eleito”, afirmou.

O ministro ainda disse que esta é uma "grande notícia". "Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima no Brasil e em Belém".

O governador do Pará, Helder Barbalho, estava presente junto aos dois. Para ele, é uma "satisfação muito grande". Barbalho festejou em nome do povo do Pará e de todos os brasileiros o "privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudança climática de todo o planeta".

"Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente", declarou o governador do Pará.

Antes do fim do vídeo, o presidente Lula ainda disse que, em outras COPs das quais já participou, o "pessoal só fala da Amazônia". "Então eu dizia: ‘por que então não fazer a COP em um Estado da Amazônia?’ Eu acho que é muito importante", declarou.

Lula ainda opinou que muitas pessoas vão ficar "maravilhadas" com a cidade de Belém e disse estar convencido de que vai ser um grande evento.

Direcionado a Helder Barbalho, o presidente ressaltou: "o governo federal vai estar à sua disposição para ajudar naquilo que for necessário, porque é um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo. Estamos juntos para fazer a melhor COP que já aconteceu no mundo".

(O Liberal)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 20h02
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

24° Sensação
0.8 km/h Vento
91% Umidade do ar
84% (3.95mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)

Mín. 20° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (06/06)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas