Novamente, a mineradora Vale foi alvo de críticas por parte de vereadores de Canaã dos Carajás. Wilson Leite (Podemos) afirmou que a empresa mentiu aos parlamentares canaenses durante reunião realizada na última segunda-feira (8) na sede do poder legislativo. A reunião foi convocada pela Casa de Leis após o polêmico imbróglio judicial envolvendo Vale e pequenos produtores rurais de Canaã.
De acordo com Wilson Leite, a Vale afirmou na reunião que as negociações com os produtores estão avançadas. “Não é verdade. Nem audiência de conciliação teve ainda. Eles mentiram para nós.”
Segundo o vereador, a empresa não responde direito aos questionamentos feitos pela Câmara e traz respostas genéricas às demandas, sem soluções reais.
Wilson também destacou problemas sociais existentes em Canaã e afirmou que a mineradora tem sua parcela de culpa. “A migração desenfreada que há em Canaã é porque a Vale tem empreendimentos, e isso é natural, pois as pessoas vêm em busca de uma vida melhor, mas o município sofre impactos. Criou-se uma expectativa aqui e o município viveu um êxodo rural, inflacionou o preço das terras. Uma grande parcela do desequilíbrio social da nossa cidade é em função disso.
Wilson Leite também atacou a mineradora por impactos no turismo do município. “A Vale destruiu as cachoeiras de Canaã. Agora, querem tirar as famílias de lá para fazer pior ainda. Não vamos abandonar esse povo.”
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas