Assim como a vereadora Maria Pereira, o vereador Chefinho também se posicionou favorável às famílias da região do Cristalino que enfrentam uma disputa judicial com a mineradora Vale. O vereador também não poupou críticas à empresa, falou sobre responsabilidade social e afirmou que não gosta da mineradora.
Segundo Chefinho, a Vale não se importa com a população de Canaã e seu único interesse é levar as riquezas de Canaã para fora. “Tanto isso é verdade que você nunca mais viu nenhuma contribuição social da Vale em Canaã. Contribuição para diminuir os impactos que o município sofre. Você não vê essa empresa ajudar em nada, pelo contrário. Está é fazendo o que está fazendo: querendo tirar essas famílias sem reconhecer o trabalho delas e pagar o justo por isso. Está errado.”
Em pauta também estava a possibilidade da Câmara se reunir com a Vale para tratar sobre o assunto. O parlamentar afirmou que não acredita neste caminho. “Não adianta mandar ofício pra Vale. Nós temos que tomar outra atitude, pois não adianta tratar essa empresa com muita formalidade não. A Vale não tem consideração pela Câmara, não tem consideração pelo povo de Canaã. Eu acho que na conversa não dá mais certo, temos que mudar o sistema. Eu acredito que nós temos que caçar outro caminho.”
O vereador subiu o tom e afirmou que o município pode se mobilizar para encarar de frente a Vale. “Vamos começar a barrar licença enquanto não resolver o problema do povo. Ou então, se isso não acontecer, vamos interditar a entrada do Sossego, interditar a PA-160, se for o caso.”
Sobre a questão judicial em que as famílias são acusadas de crime ambiental, Chefinho também se colocou contra a empresa. “Quem mais prejudica o meio ambiente em Canaã é a Vale. Sabe o que eles fazem lá? Eles tiram as madeiras, põe os tratores e as madeiras eles enterram. O maior crime ambiental em Canaã é a Vale quem faz; é uma empresa irresponsável. Aí querem prejudicar as famílias que investiram tudo o que tinham lá.”
A expectativa é que ainda essa semana a Vale se reúna com autoridades políticas de Canaã e representantes das famílias.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas