Josemira, turismo e gastronomia
A prefeita Josemira Gadelha não esconde de ninguém o desejo de ver Canaã dos Carajás forte no turismo. A gestora já afirmou que a meta é fazer do turismo a segunda matriz econômica do município. Com isso, Canaã deve crescer e se tornar menos dependente da mineração.
Josemira, turismo e gastronomia II
Durante os dias 27 e 28 de abril, Canaã sediou o Encontro Regional de Turismo de 2022 e reuniu representantes de 12 municípios da região Carajás. Durante o encontro, estratégias foram discutidas e traçadas para que o turismo da região seja alavancado. O encontro aconteceu durante o 6º Festival Gastronômico de Canaã, mais um grande evento do governo Josemira. A gestora quer fortalecer a gastronomia local para que esta também seja um forte atrativo turístico. Nota 10.
Liminar pra Vila Permanente
Quem está com moral após um retorno quase que triunfal ao cargo é o prefeito Alexandre Siqueira, de Tucuruí. Na última semana, o prefeito anunciou uma liminar que garante, pelo menos em primeira instância, a desapropriação da área das casas na Vila Permanente da Eletronorte. Na prática, a decisão judicial permite que os moradores recebam benefícios do poder público que antes não podiam receber por se tratar de área privada. A decisão favorece 3 mil famílias que vivem nas casas.
Liminar pra Vila Permanente II
Alexandre Siqueira e as famílias comemoraram muito a decisão judicial, que ainda pode ser revertida. Como político não dá ponto sem nó, é óbvio dizer que Alexandre vai lutar até o fim para que essa seja a decisão final da justiça. Afinal, 3 mil famílias representam muitos e muitos votos em potencial para as eleições de 2024. Ao levar benefícios para as famílias, a matemática eleitoral favorece Siqueira.
Tião da sucessão
Em Marabá, tudo indica que o prefeito Tião Miranda vai conseguir fazer o seu sucessor. Pelo menos é o que apontam as pesquisas eleitorais. O gestor marabaense tem 70,6% de aprovação do eleitorado local, o que o credencia para eleger um sucessor com relativa tranquilidade. O grande problema: é quem será o nome escolhido por Tião?
Tião da sucessão II
No entanto, evidentemente, o cenário eleitoral pode mudar do dia pra noite na Terra de Francisco Coelho. Além de tudo, Tião tem no seu encalço o poderoso e quase onipotente Chamonzinho, que vem muito forte em 2024. Briga de gente grande.
Política turva no Breu
Em Breu Branco, o prefeito Flávio Mezzomo tem, aparentemente, vida tranquila no cargo. No entanto, problema ligados à educação podem trazer problemas para ele no pleito do ano que vem. Em seu encalço, Fabiana do Alemão, filha do histórico prefeito Alemão, e Garcês Costa, ex-prefeito, continuam tendo seus nomes ventilados nos bastidores. Em 2020, os três disputaram a eleição majoritária e o pleito foi bem apertado.
O fiel da balança
O vereador mais votado da história de Itupiranga, Wagno Godoy, é nome de peso na política de Itupiranga. Há quem diga até que os dois poderosos lados na disputa de 2024, Benjamin e Eider Gomes, estão disputando o seu “passe” político. Eleito vereador pelo PSD em 2020, Wagno tem ganhado destaque até fora de Itupiranga e pode ser uma espécie de “fiel da balança” nas eleições municipais: o lado para qual ele decidir ir, deve ser o eleito.
O fiel da balança II
No entanto, há uma corrente “Godoyista” em Itupiranga que defende sua candidatura às eleições majoritárias em 2024. No entanto, estrategista e inteligente, Godoy será cuidadoso e meticuloso em suas decisões. A certeza é uma só: o jovem tem impacto na política de Itupiranga.
Rondon dos poderosos
A política em Rondon do Pará não para. Nos bastidores, se fala muito em uma possível volta de dois poderosos ao poder: Cristina Malcher e Arnaldo Rocha. Cristina está em alta e ocupa o cargo de diretora da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará. Arnaldo, por sua vez, mobiliza seu grupo político para tentar as eleições do ano que vem. A especulação é que Elias Ferraz, ex-secretária de Obras, seja seu vice. É esperar pra ver.
Rumores de greve em Rio Maria e Bannach
As prefeitas Márcia Ferreira e Lucineia Alves, de Rio Maria e Bannach, respectivamente, estão vivendo dias difíceis em suas gestões. Nos dois municípios do sudeste do Pará, trabalhadores da educação declararam greve e se voltaram contra as gestões. Lucineia começa a se preocupar com a sua sucessão em 2024, já Maria se preocupa com a própria reeleição. Momento péssimo para instaurar greve nas escolas.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas