GERAÇÃO DE EMPREGOS
De janeiro a fevereiro de 2023, foram registradas 3,2 mil admissões formais e 2 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1242 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de -636.
No estado de Pará este é o melhor desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a que mais cresce no estado.
Destacam-se positivamente a construção de rodovias (1277), os serviços de bufê (483) e a construção de edifícios (267).
MOVIMENTAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL
Até março de 2023, houve registro de 16 novas empresas em Canaã dos Carajás, sendo que uma delas atua pela internet. Neste último mês, 9 novas empresas se instalaram, sendo 1 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (5). No ano de 2022 inteiro, foram registradas 102 empresas.
Na região, somam-se 251 novas empresas, valor que é superior ao desempenho do ano passado. Destacam-se as cidades de Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás, Tucuruí e Curionópolis, que somaram um total de 217 novas empresas, o que representa 86,5% do total de empresas abertas na região no período.
TENDÊNCIAS E FATOS
Canaã e o PIB de 22,5 Bilhões - Em 2023 a tendências da Economia considerando os pontos fortes da Mineração de Minério de Ferro e Cobre e os fatos correlatos: Uma frase de Adam Smith, que Eliezer Batista, duas vezes presidente da VALE e responsável pela implantação do Projeto Carajás e investimentos no mapeamentos geológico do Complexo Minerador da VALE no sul Pará:, sempre atrelava na mineração “ o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”
FATOS ECONÔMICOS POSITIVOS
A economia e seu aquecimento é 100% atrelada a essa lógica que sempre estamos citando, nas escolas, nos negócios e no planejamento empresarial e visão estratégica. Em 2022 China comprou 68% da soja brasileira, 62,8% do minério de ferro produzido em todo Brasil, 38,7% do óleo bruto de petróleo, ou óleos minerais betuminosos. 72,8 das carnes de animais de origem bovina,
CONSTRUÇÃO CIVIL UM MOTOR DA ECONOMIA E CRESCIMENTO GLOBAL
A construção civil quando aquecida na China puxa toda cadeia de consumo de global produtos da mineração do Brasil . Porque o minério de ferro está presente no aço dos vergalhões, o cobre está presente nos materiais elétricos, o alumínio, o manganês, níquel nos aços especiais etc. Reiterando; a economia da China aquecida, aquece a economia do Brasil que é seu grande fornecedor de minérios. A economia é um sistema e a China atualmente é uma forte locomotiva desse sistema, que compra mais de 60% do minério de ferro produzido em todo planeta e produz em 13 dias o volume de aço que o Brasil produz um ano. A China produz mais de 1 bilhão de tonelada de aço /ano e o Brasil pouco mais de 30 milhões de toneladas de aço/ ano.
O COBRE NA CHINA
O cobre provavelmente dominará em níveis elevados em 2023 A Demanda / consumo aumenta depois que a China remove as restrições da Covid,. Espera-se que os preços do cobre governem em níveis elevados este ano, apesar de uma queda durante os feriados do Ano Novo Lunar Chinês. A agitação política global pode resultar em mais valorização para o metal vermelho, que enfrenta riscos significativos, dizem analistas.
UM DIFERENCIAL EM CANAÃ PELA MINERAÇÃO
Presença da VALE e BHP na região gigantes mineradoras atuando no minério de ferro e cobre e movimentação correlata. São concorrentes e sediam operações da mineração local gerando emprego, renda, pagamento de impostos, massas salariais e know how / tecnologia e serviços de mineração em geral, ou supply chain (cadeia de suprimentos) que geram Bilhões na economia do estado e cidades de influências.
Fonte: Caravela – Estatística, Neofeed, - exportador de commodities, UNIDIS – Mineração em Foco.
(*) Rowan Pedro de Araújo Diretor e Vice Presidente dos Conselhos Empresarias de Mineração e Siderurgia e do Agronegócio da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas
Mín. 23° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo nublado