Quarta, 27 de Setembro de 2023
94-992430013
Mineração Mineração

Canaã dos Carajás: força da economia pelo minério de ferro e cobre

No Radar da Mineração, Rowan Araújo faz análise sobre números da economia mineral de Canaã dos Carajás

12/04/2023 16h59
Por: Rowan Pedro Araújo
Canaã dos Carajás: força da economia pelo minério de ferro e cobre

GERAÇÃO DE EMPREGOS

De janeiro a fevereiro de 2023, foram registradas 3,2 mil admissões formais e 2 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1242 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de -636.

No estado de Pará este é o melhor desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a que mais cresce no estado.

Destacam-se positivamente a construção de rodovias (1277), os serviços de bufê (483) e a construção de edifícios (267).

MOVIMENTAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL

Até março de 2023, houve registro de 16 novas empresas em Canaã dos Carajás, sendo que uma delas atua pela internet. Neste último mês, 9 novas empresas se instalaram, sendo 1 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (5). No ano de 2022 inteiro, foram registradas 102 empresas.

Na região, somam-se 251 novas empresas, valor que é superior ao desempenho do ano passado. Destacam-se as cidades de Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás, Tucuruí e Curionópolis, que somaram um total de 217 novas empresas, o que representa 86,5% do total de empresas abertas na região no período.

TENDÊNCIAS E FATOS

Canaã  e o PIB  de 22,5 Bilhões -  Em 2023 a tendências  da Economia considerando os pontos fortes da Mineração de Minério  de Ferro e  Cobre e os fatos correlatos:  Uma frase de Adam Smith, que Eliezer Batista, duas vezes presidente da VALE e responsável  pela implantação  do Projeto Carajás e  investimentos no mapeamentos geológico  do Complexo Minerador  da VALE no sul Pará:, sempre atrelava na mineração “   o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”

FATOS ECONÔMICOS POSITIVOS

A economia e seu aquecimento é 100% atrelada a essa lógica que sempre estamos citando, nas escolas, nos negócios e no planejamento empresarial e visão estratégica. Em  2022   China comprou 68% da soja  brasileira, 62,8% do minério de ferro produzido em todo Brasil,  38,7% do óleo bruto de petróleo, ou óleos minerais betuminosos. 72,8 das carnes de animais de origem bovina, 

CONSTRUÇÃO CIVIL UM MOTOR DA ECONOMIA E CRESCIMENTO GLOBAL

A construção civil quando  aquecida na China puxa toda cadeia de consumo de global produtos da mineração do Brasil . Porque  o minério de ferro está presente no aço dos vergalhões, o cobre está presente nos materiais elétricos, o alumínio, o manganês, níquel  nos aços especiais  etc. Reiterando; a economia da China aquecida, aquece a economia do Brasil que é seu grande fornecedor de minérios. A economia é um sistema e a China atualmente é uma forte locomotiva desse sistema, que compra mais de 60% do minério de ferro produzido em todo planeta   e produz em 13 dias o volume de aço que o Brasil produz um ano.   A China produz mais de 1 bilhão de tonelada de aço /ano e o Brasil pouco mais de 30 milhões de toneladas de aço/ ano.

O COBRE NA CHINA

O cobre provavelmente dominará em níveis elevados em 2023   A Demanda / consumo aumenta depois que a China remove as restrições da Covid,. Espera-se que os preços do cobre governem em níveis elevados este ano, apesar de uma queda durante os feriados do Ano Novo Lunar Chinês. A agitação política global pode resultar em mais valorização para o metal vermelho, que enfrenta riscos significativos, dizem analistas.

UM DIFERENCIAL EM CANAÃ PELA MINERAÇÃO

Presença  da VALE e BHP na região gigantes mineradoras atuando no minério de ferro e cobre  e movimentação correlata. São concorrentes e sediam operações da mineração local  gerando emprego, renda,  pagamento de impostos, massas salariais e  know how / tecnologia e serviços de mineração em geral, ou supply chain (cadeia de suprimentos)  que geram  Bilhões na economia  do estado e cidades  de influências.

Fonte: Caravela – Estatística, Neofeed, - exportador de commodities, UNIDIS – Mineração em Foco.

(*) Rowan Pedro de Araújo Diretor e Vice Presidente dos Conselhos Empresarias de Mineração e Siderurgia e do Agronegócio da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
No Radar da Mineração
Sobre No Radar da Mineração
O especialista em mineração, Rowan Pedro Araújo, assina a coluna No Radar da Mineração. Com mais de 30 anos de experiência no setor, Rowan vai assinar a coluna No Radar da Mineração, que trará análises semanais sobre o que de mais importante acontece no mundo da mineração. Rowan vai trazer análises minuciosas e simplificadas da mineração no Pará, Brasil e mundo, com olhar clínico, pontual e preciso sobre tudo o que acontece no setor.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 12h03
29°
Tempestade de areia

Mín. 23° Máx. 40°

33° Sensação
0 km/h Vento
74% Umidade do ar
8% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)

Mín. 22° Máx. 39°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/09)

Mín. 23° Máx. 40°

Tempo nublado