A Prefeitura de São Félix do Xingu realizou chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar de produtores locais. Os produtos serão utilizados na merenda escolar ofertada no município. Qualquer produtor de São Félix pode se inscrever e se tornar fornecedor de gêneros alimentícios para a merenda.
A iniciativa do governo municipal, por meio da Secretaria de Educação, atende a uma diretriz do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê a aquisição de pelo menos 30% dos alimentos utilizados na merenda de produtores locais. Para fazer parte do programa, os produtores rurais precisam estar aptos no sistema de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que pode ser solicitado no escritório da Emater ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Félix do Xingu.
No mês de fevereiro, a prefeitura disponibilizou em seu portal, na aba de editais e licitações, chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios perecíveis provenientes da agricultura familiar.
De acordo com o informado no edital de licitação e divulgado pela Comissão Especial de Chamada Pública, serão comprados dos agricultores rurais os seguintes produtos: Abobrinha verde, alface fresca, banana, cheiro verde in natura, couve, mamão, milho verde e polpas de frutas. A previsão é que R$ 987.712,00 sejam investidos na aquisição dos produtos.
O prefeito João Cleber acompanhou todos os trâmites do processo licitatório e da chamada pública que irá beneficiar centenas de agricultores rurais. “Os produtores rurais de São Félix do Xingu vão, com toda certeza, fornecer merenda escolar de boa qualidade a todos os alunos da rede pública do nosso município.”
Para a secretária de Educação, Roselma Milani o comprometimento do prefeito João Cleber com a educação passa também pela garantia de qualidade da merenda escolar, tendo o acompanhamento de nutricionista que elabora semanalmente os cardápios para os alunos. “Além de garantir uma alimentação de mais qualidade para os nossos alunos, vamos incrementar renda para os produtores rurais locais, o que é muito importante.”
A rede municipal de ensino possui cerca de 17 mil alunos, que serão beneficiados com a medida.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas