Quinta, 23 de Março de 2023
94-99262-2802
Coluna Dia da Mulher

8 de março: um mundo mais justo para as mulheres é urgente

No lugar de fazer homenagens, homens devem começar a construir um mundo melhor para as mulheres: respeito, empatia e renúncia de privilégios são um bom começo

08/03/2023 18h20 Atualizada há 2 semanas
Por: Kleysykennyson Carneiro

Longe do meu lugar de fala, sempre fico desconfortável acerca do que dizer a todas as mulheres no 8 de março. Lembro de quantas linhas escrevi e me vi obrigado a apagar ao longo da minha história por cair em lugares comuns e abusar dos clichês.

Ao escrever no 8 de março, me sinto impostor, pouco digno e tomando a fala das grandes protagonistas da data. Ainda assim, já o fiz e cá estou o fazendo mais uma vez, mas não em formato de homenagem – creio que não é dia pra isso.

Mas registro este texto não para defender a mulher – elas não precisam que homens a defendam ou mesmo que cuidem delas. O que precisam é de respeito, tratamento igualitário e um mundo menos desigual.

Cabe a nós homens, no alto de nossos privilégios concedidos por um sistema patriarcal, contribuirmos para um mundo melhor para que as mulheres que amamos vivam em uma sociedade mais justa. O mundo precisa ser transformado e isso, claro, não acontece do dia para a noite. É um processo que leva décadas e que vem a custo de diálogo, de empatia e até de renúncia.

Sim, só haverá sociedade mais justa quando nós, homens, os principais responsáveis pela estrutura machista compreendermos a importância de renunciar a quem somos e ao que aprendemos ser ao longo de nossas vidas. Renunciar à educação que tivemos, à ideia de que as mulheres existem para completar a nossa existência, ao conceito de que mulheres são difíceis de se lidar e a tantos e tantos privilégios que temos.

Não acredito em mudanças bruscas. O mundo vai continuar sendo cruel para mulheres por muitos anos e é provável que a maior parte dos privilegiados lute pela manutenção do status quo – não haverá, como que por mágica, consciência coletiva e uma transformação do dia para a noite.

No entanto, mesmo que a passos lentos, o mundo precisa mudar e cabe a nós lutar por uma sociedade melhor para todas as mulheres da nossa vida. Tendo em conta que qualquer mudança precisa acontecer de dentro pra fora, sonho e quero lutar por um mundo melhor para as mulheres mais importantes da minha vida: Venuzia, Maria, Ellen, Elienes, vó Genésia, vó Maria, vó Laura, Bruna, Michelle, Mayara, Greicy, Laurinha, Gabriella, tia Edna, tia Elizângela, Janete, Mariza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Kleysykennyson Carneiro
Sobre Kleysykennyson Carneiro
Kleysykennyson Carneiro é jornalista e escritor.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 13h06
24°
Neblina

Mín. 20° Máx. 27°

25° Sensação
0 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (17.59mm) Chance de chuva
Amanhã (24/03)

Mín. 21° Máx. 25°

Chuva
Amanhã (25/03)

Mín. 21° Máx. 24°

Chuva