O Pará se agiganta na mineração com grande potencial diversificado. Qualificando pessoas, melhorando processos, adquirindo know-how, que por definição é conhecimento processual ou saber-fazer. São termos utilizados para descrever o conhecimento prático sobre como fazer alguma coisa convivendo com novas tecnologias e recebendo investimentos de grandes mineradoras globais como o caso da VALE e agora BHP no cobre, que alcança ótimos preços de mercado global. Tudo isso beneficia o estado do Pará.
A mineração tem uma relevância marcante no desenvolvimento social, econômico, tecnológico e sustentável do Pará, como atividade presente e propulsora regionalmente/local, desses sistemas que englobam e os benefícios de pagamentos/arrecadação e outros, como cadeia de suprimentos, compras, contratação de serviços diversos. O estado está em pauta que visa destinar US$ 13,9 bilhões, o equivalente a 32,1% do valor de US$ 50 bilhões que será aplicado no Brasil na indústria da mineração nos próximos anos (2023 a 2027).
Em agosto está previsto a realização da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos mais relevantes da América Latina, na cidade de Belém (PA). Organizada pelo IBRAM - Mineração do Brasil, a edição 2023 acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Esta feira reúne as maiores mineradoras do mundo e profissionais da área, nos anos pares é realizada em Belo Horizonte e nos anos ímpares em Belém, com base nos últimos eventos realizados.
Em Minas Gerais, o evento é visto como um forte produtor de conhecimento sobre a mineração pelo nível das palestras de profissionais gabaritados da ciência e tecnologia mineração, temas de segurança, saúde, meio ambiente e sustentabilidade, focando a mineração verde. Mostra de equipamentos, técnicas de produtividade, aumento da competitividade e melhoria de capital humano e manutenção da competência.
Fica aqui os meus parabéns ao IBRAM, a sua equipe altamente competente e os nossos aplausos a Raul Jungmann, presidente, com quem estive reunido na última EXPOSIBRAM realizada em Belo Horizonte e que tem trabalhado muito pela mineração nacional, onde o Pará se destaca pelo seu grande potencial.
Fonte: IBRAM, UNIDIS, DIÁRIO DO COMERCIO MG.
(*) Rowan Pedro de Araújo é Diretor Pleno e Vice-presidente do Conselho Empresarial e Mineração e Siderurgia da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas - Presidente da ASMAGS – Associação Mineira do Agronegócio Sustentável
Mín. 23° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo nublado