Cerca de 13 mil famílias de Canaã dos Carajás, beneficiárias de programas sociais, devem atualizar seus dados no Cadastro Único o quanto antes. O Governo Federal fará importantes revisões nos programas sociais e seus beneficiários devem estar com os dados em dia.
Para quem não sabe, o CadÚnico é uma base de dados do Governo Federal usado para identificar e caracterizar famílias brasileiras de baixa renda. As informações fornecidas pelo responsável familiar ajudam a direcionar cidadãos para políticas públicas.
Somente por meio do CadÚnico o cidadão de baixa renda tem acesso a programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Emergencial e a isenção em concursos públicos e no Enem. Em Canaã, a base de dados também é utilizada em programas como o Promipe e é utilizado para inserção de crianças de 0 a 3 anos em creches.
É importante destacar ainda que, além de ter os dados atualizados, o cidadão precisa ter o perfil socioeconômico para cada um dos benefícios. Entre os critérios estão: renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa e renda familiar de até três salários-mínimos por mês.
Para fazer a atualização de seus cadastros, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. O titular do benefício deve levar RG, CPF ou título de eleitor, além de comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante de matrícula de jovens e crianças.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 25°
ChuvaMín. 21° Máx. 24°
Chuva