A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, mexeu no seu time de secretários nesta sexta-feira (13). A gestora exonerou os secretários Roselma Milani, de Educação, Daiane Celestrini, de Saúde, e Ronaldo Araújo, de Desenvolvimento Social.
Os substitutos escolhidos são: Leonardo Oliveira Cruz, para a Educação, Marcos Paulo Silveira, para a Saúde, e Agna Maria, para o Desenvolvimento Social.
Agna Maria ocupava, até então, o cargo de ouvidora municipal.
Pelo que foi apurado, Marcos Paulo Silveira tem experiência em gestões de Saúde, já tendo trabalhado por muitos anos no setor privado. Marcos foi diretor dos hospitais 5 de Outubro e Yutaka Takeda.
Leonardo da Cruz, por sua vez, é formado em Ciências Sociais, faz doutorado e já foi professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O novo secretário também já foi diretor da Escola Estadual João Nelson.
Primeiras mudanças
O governo Josemira Gadelha é marcado por, entre outras coisas, estabilidade. Tanto que essa é a primeira vez em quase dois anos que a gestora de Canaã faz mudanças em sua equipe de governo. A última vez foi em abril de 2021, quando Herick Bruno deu lugar a Antônio Carlos Ribeiro na Funcel.
Antes disso, Josemira havia feito uma mudança na então Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) em janeiro de 21. Uescley Amorim, que chegou a ser anunciando pela prefeita, deu lugar a Lazara Almeida, que ocupa o cargo até hoje.
Vale destacar ainda que Daiane e Ronaldo estavam a frente dos cargos há quase cinco anos - desde a gestão de Jeová Andrade. Roselma também era secretária desde a antiga gestão, mas tomou posse do cargo em julho de 2019 - quase quatro anos.
Motivações e datas para posse
Até o momento, Josemira não se manifestou sobre as decisões tomadas. A expectativa é que a mandatária fale sobre as substituições na próxima semana.
Quando, provavelmente, ela dará posse aos novos secretários de governo.