A BHP Biliton, a maior mineradora diversificada do mundo, com a aquisição da OZ Minerals por US$ 9,6 bilhões, amplia sua presença no Brasil, onde já divide com a Vale o controle da Samarco, produtora de pelotas de minério de ferro. A Oz Minerals possui ativos de cobre no Brasil, na região de Carajás, dos quais o principal é a mina Pedra Branca, inaugurada em 2020, localizada em Água Azul do Norte (PA), com capacidade instalada de 720 mil t/ano de minério de cobre e ouro através de lavra subterrânea. O minério é processado na planta situada em Curionópolis (PA), que tem capacidade instalada para processar 800 mil t/ano de minério, produzindo 12 mil t/ano de cobre em concentrado.
A empresa possui também o projeto Pantera, de exploração de cobre e ouro, a 110 km a oeste da mina de Pedra Branca, que tem potencial para se tornar o próximo hub de produção na região. Além disso, atua na exploração de ouro na província de Gurupi (MA), também seguindo a estratégia de hub, ou seja, uma planta central e produção de minério em depósitos satélites.
A SITUAÇÃO E PRÓXIMOS PASSOS
A BHP espera iniciar o processo de transição no Brasil em janeiro de 2023 e a expectativa é que até junho do próximo ano todo o comando das operações já esteja com o pessoal da BHP, como já divulgou o Gazeta Carajás no fim de 2022. Todos sabemos da expertise da BHP que detém alta tecnologia de minerar em várias partes do mundo e trabalhando diversos tipos de minerais com um capital humano experiente e executivos de primeira linha. A segurança e confiança mundial na área comercial da empresa vai com certeza atrair novos investimentos no Pará e suas promissoras atividades de mineração regional. Gerando emprego, renda, tecnologia e preparo profissional, formação de mão de obra etc em grande parte da região norte do Brasil.
O COBRE COMO APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA, SISTEMAS ELÉTRICOS E OUTROS
O cobre é utilizado na produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), bem como em ligas metálicas (latão e bronze). As maiores propriedades do cobre são sua alta capacidade de deformação e ductibilidade. A mina do Salobo, situado na região de Carajás bacia é o local com o maior depósito de cobre do Brasil estimado em 1,4 bilhões de toneladas. As minas de cobre do Brasil em operação respondem por 7% da produção mundial (dados de 2021) Os preços do cobre, são excelentes, porque 1 tonelada de cobre tem o preço acima de 7 mil dólares com o mercado em alta e o minério de ferro comercializado com base em contrato para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 0,4%, a 851,50 iuanes (123,62 dólares) a tonelada. ... -
(*) Fonte: site Noticias de mineração – UNIDIS – Mercado de Cobre – Aula de Gestão de Negócios da Mineração em 03/01/2023
Mín. 23° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo nublado