Publicidade

Dr. Alex Silveira: “Quero contribuir para a Canaã do futuro”

Um dos mais populares advogados de Canaã, dr. Alex Rodrigues Silveira concedeu entrevista ao Gazeta Carajás elogiou governo de Josemira Gadelha e afirmou que “Canaã é a cidade mais importante do estado do Pará”

16/12/2022 às 15h31 Atualizada em 03/01/2023 às 15h24
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Dr. Alex Silveira: “Quero contribuir para a Canaã do futuro”

Um dos mais renomados e populares advogados de Canaã dos Carajás, Alex Silveira é também nome forte na política local. Aos 40 anos de idade, Alex é um dos líderes do movimento de direita e conservador em Canaã e está sempre presente nos debates políticos que ocorrem em Canaã e região. Durante o governo de Jeová Andrade, ocupou o cargo de secretário de Administração por mais de 2 anos e deixou sua marca na gestão pública municipal.

Afastado da vida pública há algum tempo, Alex concedeu entrevista ao Gazeta Carajás e falou sobre suas impressões do ano de 2022 em Canaã, no Pará e no Brasil. Para o jovem advogado, Canaã é a cidade do futuro. “E esse futuro está cada vez mais presente” destaca ele afirmando que “a gestão de Josemira Gadelha é assertiva, pontual e está conduzindo Canaã rumo a um tempo próspero.”

Apesar de afastado da vida pública, Alex não está tão longe assim da política. O jurista dedica a maior parte do seu tempo ao escritório Silveira Advocacia, aos dezenas de clientes e a resolução de problemáticas de empresas que defende. No entanto, entre uma petição e outra, o olhar de advogado segue atento ao que está acontecendo na política local e ele fala sobre isso na entrevista concedida ao Gazeta. Para ele, Helder Barbalho é um grande líder político tendo pontos positivos em seu mandato. “O governador trouxe investimentos inéditos para nossa região.”

Alex acredita que Canaã é a cidade mais importante do estado do Pará e destaca que quer contribuir, como cidadão e líder político, para a Canaã do futuro.

Alex também falou sobre um dos mais importantes pilares econômicos de Canaã: a mineração. Para o advogado, o município está caminhando para se tornar referência em qualidade de vida e isso passa pela mineração. “Canaã ainda tem muito a ganhar com a mineração.”

Confira a entrevista na íntegra com Alex:

 

Dr., na sua visão, como foi o ano político em Canaã dos Carajás?

Canaã passou por mais um processo eleitoral, um processo político muito interessante. Tivemos uma candidatura muito forte a deputado estadual, a do meu amigo e ex-prefeito Jeová Andrade, e podemos observar que ele manteve seu capital político. Com o apoio da prefeita Josemira e de outros grupos políticos, teve uma votação bastante expressiva. Pude também trabalhar neste processo, buscamos politicamente a eleição do candidato Jeová. Infelizmente não conseguimos, mas acredito que Canaã ficou em uma posição de destaque, pois o Jeová mesmo estando em um partido com grande e importantes concorrências, como o MDB, conseguiu ficar na primeira suplência, o que é algo bastante positivo para o nosso município.

 

O senhor, então, acredita que Canaã está maior agora politicamente do que antes das eleições deste ano?

Eu sempre tive a visão de que Canaã se tornaria referência e seria grande politicamente a nível de Pará. Sempre acreditei que Canaã teria, muito em breve, candidatos a deputado, a senador, vice governador, e, quem sabe um dia, até um candidato a governador. Canaã é a cidade mais importante do estado do Pará economicamente falando. Você tem aí Belém, Ananindeua, Santarém que são grandes metrópoles, mas tirando elas, Canaã desponta como a cidade mais importante do Pará. E eu vejo que isso ficou bem nítido nos últimos anos pela importância dada pelo próprio governador, visitou a cidade várias vezes, mesmo fora do período eleitoral, estando presente, trazendo investimentos e buscando parcerias.

 

E qual a sua visão hoje sobre o governo Josemira?

Muito positiva. A prefeita Josemira é uma mulher com grande visão, pude presenciar isso. Como advogada, ela é excelente. Como presidente da OAB também foi excepcional e vejo que tem trazido toda sua experiencia de vida na iniciativa privada para a pública. Seu governo é uma continuidade, é um trabalho em construção, possui gargalos naturalmente, mas Canaã está caminhando para se tornar uma cidade muito importante para o estado do Pará. Essas iniciativas, em especial do aeroporto e do novo hospital de referência, vão colocar nossa cidade em um novo patamar. A atual gestão, na minha opinião, é assertiva, pontual e está conduzindo Canaã rumo a um tempo próspero. Admiro muito o fato dela estar buscando uma Canaã mais futurista, isso é pensar adiante; vejo isso com bons olhos.

 

E a política a nível de estado? Como o senhor enxerga a reeleição de Helder Barbalho?

O Helder demonstrou ser um grande líder político, temos que admitir, conseguiu fazer uma pré-campanha extraordinária e encaminhou muito bem a sua reeleição antes mesmo de iniciar a campanha. O passo mais importante foi dado durante o próprio governo: ele conseguiu reunir grandes lideranças em seu projeto, esteve, de fato, presente nos municípios do Pará e isso fez toda a diferença. Isso mostrou que ele é um habilidoso líder político. É importante lembrar também dos investimentos que foram feitos aqui na nossa região, que antes jamais haviam sido feitos em outros governos, pelo menos de quando estou por aqui. No entanto, como o próprio governador sabe, o Pará tem gargalos que precisam de uma atenção especial, principalmente a questão da infraestrutura de estradas e educação. Nossa região sempre sofreu com essa questão de logística e educação, mas já é possível observar o governo se movimentando para tratar destas problemáticas. Espero que ele faça um segundo mandato ainda melhor que o primeiro.

 

Dr., o senhor apoiou a reeleição do presidente Bolsonaro e é um líder da direita no município. Como o senhor enxerga essa nova conjunta com um novo presidente?

O processo eleitoral para presidente foi acirrado, complexo e um dos mais interessantes que já vivi. Eram dois líderes populares frente a frente, duas estratégias completamente diferentes, eleitorados fieis e ânimos exaltados. Cada um dos candidatos defendeu com afinco sua ideologia e suas posições políticas. Pelo fato de ter sido tão disputada, até hoje se discute o pleito eleitoral, o próprio Bolsonaro não reconheceu a derrota e talvez nem vá. Mas eu vejo como ponto positivo do governo Bolsonaro o fato de ele ter conseguido tirar da gaveta o patriotismo, o amor pela bandeira, pelos símbolos nacionais, além disso, mesmo passando por períodos de adversidades como pandemia, crise hídrica e a guarra da Rússia com a Ucrânia, conseguiu manter a economia com índices consideráveis ao olhar para o resto do mundo. Sempre disse que não concordo com tudo o que ele fez, e nem com tudo o que ele fala, mas me identifico com a ideologia de direita e entendo que tivemos alguns avanços nos últimos quatro anos. Claro, tivemos pontos que poderiam melhorar, mas no geral acredito que ele foi bem. Quanto ao governo Lula, espero que não seja o mesmo de 10 anos atrás. Espero que o Lula entenda que o mundo mudou, que as coisas evoluíram, que o mundo está cada vez mais globalizado. Uma fala ruim dele traz consequências muito rápidas e ele precisa entender isso. Espero um governo responsável, transparente, sem escândalos e que traga qualidade de vida para as pessoas.

 

Voltando para Canaã, como está hoje o partido Patriotas no município?

A nível nacional o Patriotas não venceu a cláusula de barreira. Então creio que deva fazer uma fusão, incorporação com algum outro partido. A nossa provisória aqui venceu e, como o deputado federal eleito Raimundo Santos, que era o presidente estadual do Patriotas, saiu do partido para concorrer às eleições, o partido hoje se encontra sem uma liderança que a gente tenha aproximação. Aqui em Canaã, a comissão provisória não está vigente, então não sou mais o presidente do partido, mas pretendemos nos reorganizar como grupo político e nos reposicionar no cenário político municipal. Vamos buscar estar perto sempre da vida pública para que possa contribuir para o desenvolvimento municipal.

 

Saindo da política, dr., todos sabem que hoje o senhor está na iniciativa privada com a sua empresa. Queria que o senhor comentasse como foi o seu ano enquanto jurista e suas expectativas para 2023.

Depois de ter saído da vida pública, voltei a me dedicar exclusivamente ao meu escritório Silveira Advocacia, trabalho como advogado. O escritório sempre esteve aberto, mesmo nesse período de vida pública, e estamos trabalhando para que possamos continuar crescendo. O ano de 2022 foi satisfatório, tivemos um crescimento significativos de clientes, boas ações, muitas vitórias. Temos trabalhado da melhor forma tanto para nossos clientes eventuais, quanto para os contratos de assessoramento jurídico. Enxergo esse ano como próspero, até porque é o primeiro ano pós-pandemia em que conseguimos retornar mais fortes no atendimento ao público. Para próximo ano, a projeção é de ampliação do escritório, temos um projeto para um novo espaço, quero ampliar o quadro de profissionais para atender todas as áreas jurídicas.

 

Dr., não tem como falar em Canaã e não falar sobre a mineração. Sei que o senhor sempre acompanha esse processo e queria saber a sua visão sobre o ano da mineração em Canaã

Canaã é uma cidade que tem como principal fonte de arrecadação a mineração. O município gira em torno disso. Então, é sempre muito importante acompanhar o movimento das commodities no mundo, porque tudo nos afeta diretamente. Esse foi um ano atípico, de guerra, em que o preço do ferro subiu, mas a arrecadação caiu e depois subiu de novo. Penso que a guerra precisa acabar logo por uma questão humanitária, claro, mas também para que haja um reequilíbrio no mercado internacional. Acredito que Canaã tem muito a ganhar com a mineração ainda. A Vale deve ampliar os projetos no município e todos ganhamos com isso, toda a sociedade. Canaã está deixando de ser “a cidade do futuro” e se tornando “a cidade do presente.” Isso, evidentemente, passa pelo impulso da mineração.

 

Para finalizar, dr., qual a sua mensagem de ano novo para quem lhe acompanha e os seus desejos para 2023?

A minha mensagem é de agradecimento. Tivemos um ano de muito trabalho e eu sou grato a Deus, aos clientes, aos amigos que puderam, de alguma forma, contribuir para o nosso desenvolvimento espiritual, material e intelectual. Espero que 2023 possa ser ainda mais próspero. Que seja um ano em que nossos sonhos e objetivos sejam alcançados. Canaã dos Carajás tem tudo para ser ainda melhor, quero que as pessoas sejam felizes, tenham saúde e prosperem. Desejo isso a todos, tenham foco e conseguirão alcanças suas metas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,07 -0,15%
Euro
R$ 5,52 -0,34%
Peso Argentino
R$ 0,03 -0,15%
Bitcoin
R$ 123,923,65 +0,42%
Ibovespa
114,228,87 pts -0.04%
Publicidade