A eleição para composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá (CMM) no biênio 2023/2024 ocorreu durante Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira (14/12). Concorreram ao cargo de presidente do Poder Legislativo os vereadores Alecio Stringari, o Alécio da Palmiteira, (PDT) e Elza Abussafi Miranda (PTB). O líder do governo Tião Miranda (PSD) foi eleito com 13 votos de seus pares, contra 8 votos recebidos pela ex-deputada estadual.
Após o anúncio de que não tentaria a quarta reeleição consecutiva, o vereador Pedro Corrêa Lima (União Brasil), atual presidente do Poder Legislativo, deixou o caminho livre para outros nomes disputarem o comando da Casa. E a questão foi tratada de maneira intensa nos últimos dias, com articulações envolvendo os vereadores e o prefeito Tião Miranda.
Junto com Alecio Stringari, foram eleitos para a Mesa Diretora os vereadores Ilker Moraes Ferreira, 1º vice-presidente; Miguel Gomes Filho?2º vice-presidente; Beto Miranda, 1º secretário; Fernando Henrique da Silva, 2º secretário; e Cristina Mutran, 3ª secretária.
Compuseram a chapa 2, liderada por Elza Miranda, os vereadores Coronel Araújo, 1º vice-presidente; Eloi Ribeiro, 2º vice-presidente; Márcio do São Félix, 1º secretário; Raimundinho do Comércio, 2º secretário; Frank do Jardim União, 3º secretário. A candidatura foi articulada pelo chamado “Grupo dos 9”, que perdeu um de seus integrantes, o vereador Fernando Henrique (PSC), o último minuto.
Fernando Henrique, segundo apurações, teve uma reunião com o prefeito Tião Miranda pouco antes do início da sessão na Câmara. O encontro teria sido decisivo para a virada de folha do parlamentar, que entrou para a chapa da situação.
Quem é Alecio?
Nascido em 2 de março de 1959, na cidade de Guaramirim/SC, onde residiu 39 anos, sempre esteve ligado às áreas social e política. O vereador Alecio iniciou sua vida profissional na construção civil, como carpinteiro, e depois passou a trabalhar na comercialização de conservas, principalmente de palmito, o que persistiu até sua vinda para Marabá.
Em 5 de março de 1998, chegou nesta cidade e, após 3 anos, foi morar na Vila Capistrano de Abreu (região do Rio Preto), ficando conhecido como Alecio da Palmiteira, isto devido à implantação de uma fábrica de conservas de palmito naquela Comunidade.
Desde sua chegada na região, passou a ser uma pessoa popular, isto porque tem atuado também na organização de competições esportivas, se identificou muito com a região, pois segundo ele “é uma terra de povo simples”, como ele.
Em 2008, Alecio decidiu disputar uma vaga de vereador desta cidade, sendo eleito pela primeira vez com 1.602 votos, iniciando em 1º de janeiro de 2009 sua carreira como político. O parlamentar já acumula quatro mandatos consecutivos. As informações foram extraídas do site da Câmara Municipal.
Composição das chapas
Chapa 1
Presidente: Alecio Stringari
1º vice-presidente: Ilker Moraes
2º vice-presidente: Miguelito
1º secretário: Beto Miranda
2º secretário: Fernando Henrique
3º secretária: Cristina Mutran
Chapa 2
Presidente: Elza Miranda
1º vice-presidente: Coronel Araújo
2º vice-presidente: Eloi Ribeiro
1º secretário: Márcio do São Félix
2º secretário: Raimundinho do Comércio
3º secretária: Frank do Jardim União
(Vinícius Soares/Portal Debate)