Sábado, 26 de Novembro de 2022
Mineração Futuro em Canaã

Operações da BHP em Canaã terão início no mês de janeiro

Profissionais da Oz Minerals, empresa que foi comprada pela BHP, já foram avisados da transição, que até junho de 2023 estará concluída. BHP é a maior mineradora do planeta e chega em Canaã pensando no mercado de cobre para o futuro

21/11/2022 às 11h06
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Operações da BHP em Canaã terão início no mês de janeiro

 

Maior mineradora do planeta Terra, a BHP Billiton, começará suas operações no mês de janeiro de 2023 em Canaã dos Carajás. Na última sexta-feira (18), a BHP, após aumentar a proposta, conseguiu comprar a Oz Minerals – gigante do ramo de exploração de cobre no mundo – por US$ 9,6 bilhões algo em torno de R$ 34 bilhões. O negócio foi confirmado já no fim do dia e divulgado pelo Financial Review e pelo Gazeta Carajás.

Em reunião, os funcionários da OZ Minerals foram avisados que a empresa foi vendida e que em janeiro começará suas operações na Terra Prometida. Seguindo rígido planejamento, a transição de Oz para BHP não ocorrerá de uma vez, mas sim de forma gradual. A previsão é que até junho de 2023 esteja concluída. Os profissionais que hoje trabalham na Oz serão transferidos para a BHP, que, pelo menos a princípio, não promoverá grandes mudanças nas operações locais.

No entanto, a médio prazo a expectativa é de mais investimentos em solo canaense. Como já foi explicado pelo Gazeta, a BHP chega em Canaã de olho no promissor mercado de cobre para o futuro.

Com a construção de mais carros elétricos e a transição global para o uso de energias renováveis, a demanda por cobre aumentará muito, o que explica a visão da BHP ao investir em operações para exploração de cobre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.