Sábado, 26 de Novembro de 2022
Educação Educação

Canaã: CardLivro impulsiona vendas durante Flacc 2022

Ampliado para alunos e todos os profissionais da educação, benefício garante acesso de crianças à literatura e aquece mercado de livros

19/11/2022 às 16h09 Atualizada em 22/11/2022 às 10h55
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Canaã: CardLivro impulsiona vendas durante Flacc 2022

O Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (Flacc) chegou ao seu terceiro dia neste sábado (19). Desde as 8h da manhã, os portões do evento estão abertos para receber milhares de visitantes de Canaã e toda a região sul e sudeste do Pará. O movimento de pessoas e a estrutura preparada na terceira edição do Flacc o consolidam como o maio evento literário do Pará fora da capital Belém e a tendência é crescer cada dia mais. 

Com o intuito de garantir acesso à literatura a mais pessoas, a Prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Educação, decidiu ampliar o CardLivro, benefício já concedido a professores em outros anos de festival. Em 2022, mais de 14 mil estudantes da rede municipal e 1800 servidores municipais da educação tiveram acesso ao crédito e os resultados são os melhores.

No Flacc deste ano, 10 livrarias estão atendendo dentro do complexo montado pela Semed. Em cada estande literário, adultos, jovens e crianças se aglomeram para ver os títulos disponíveis, avaliar quais agradam mais e comprar. Em cada loja, os vendedores se desdobram para atender com qualidade todos os que passam por lá.

É o caso do Matheus Palheta, que trabalha na Livraria El Shaday e veio de Belém para trabalhar no festival. De acordo com ele, a empresa trouxe cerca de 6 mil livros para Canaã e o volume de vendas é surpreendente. "A minha experiência é muito boa. Desde quinta-feira 18h, quando abriu aqui o Flacc, um ritmo de vendas muito grande. As pessoas estão procurando todo tipo de livro, desde a Bíblia até títulos acadêmicos. É um ritmo muito frenético."

Questionado sobre a visita de crianças aos estandes, Matheus diz que o movimento o surpreendeu. "As crianças ficam maravilhadas com a quantidade de livros disponíveis, com a variedade de preços. Com a iniciativa do governo, as crianças têm a oportunidade de sair daqui com muitos livros, o que é muito bom para o aprendizado. Bem positivo o evento para nós."

Matheus afirmou ainda que, devido ao grande volume de vendas, foi impossível calcular quanto a empresa conseguiu faturar durante os dias de Flacc. "A gente não teve tempo pra nada ainda. É tanta gente que só temos tempo de atender e reorganizar o estande. Mas é um trabalho muito prazeroso."

O Banpará, parceiro da Semed na realização do evento, está com um estande montado dentro do Flacc. Lá, estudantes e servidores da educação são atendidos e recebem seus benefícios. "O CardLivro uma forma de incentivar a leitura no nosso município. Ler nos possibilita viajar o mundo, conhecer outras culturas e ampliar nossos horizontes”, explicou a secretária municipal de Educação, Roselma Milani.

O Flacc segue até amanhã (20). A expectativa é de ainda mais vendas e mais pessoas com acesso garantido à literatura de qualidade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.