Sábado, 26 de Novembro de 2022
Canaã dos Carajás Mineração

Em primeira mão: Maior mineradora do mundo está vindo para Canaã

BHP Billiton comprou a OZ Mineralz de olho no futuro e na valorização do cobre

18/11/2022 às 19h59 Atualizada em 22/11/2022 às 10h55
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Em primeira mão: Maior mineradora do mundo está vindo para Canaã

A gigante australiana do ramo da mineração BHP Billiton comprou a Oz Mineralz no fim da tarde desta sexta-feira (18) e vai se instalar em Canaã dos Carajás muito em breve. De acordo com o site australiano de finanças Financial Review, a Oz aceitou a proposta de US$ 9,6 bilhões, algo em torno de R$ 34 bilhões; esta é a maior compra feita pela mineradora australiana desde 2011.

A BHP, considerada a maior mineradora do mundo, fez a aquisição da OZ de olho no promissor mercado de cobre no mundo. A OZ, que é a maior mineradora de cobre puro da ASX - bolsa de valores da Austrália - domina o mercado internacional e opera em Canaã dos Carajás desde 2019 e agora dará lugar à BHP.

A tática da BHP é se apropriar do mercado de minerais do futuro, como o cobre, para atender à descarbonização da economia global nas próximas décadas.

A demanda por cobre deve aumentar muito a medida em que os motoristas comecem a optar por carros elétricos, que necessitam de muito mais cobre do que um veículo tradicional com motor de combustão. Além disso, a corrida do planeta por energias renováveis deve aumentar a demanda pelo metal.

Ainda não há informações sobre como a empresa vai operar em Canaã. Mas a expectativa é de mais investimentos, geração de mais empregos e um plus nas receitas públicas.

A BHP chega com força para ser uma das maiores rivais da toda poderosa Vale no Pará.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.