Sábado, 26 de Novembro de 2022
Cultura Cultura

Dia da Consciência Negra e o 2º Evento Cultural Canaã, Berço da Cultura Criativa na FLACC

No segundo evento cultural, a abertura é feita pelo mestre de cerimônia Tiago Nordestino que dá o tom alegre e descontraído da programação

14/11/2022 às 09h11
Por: Redação
Compartilhe:
Dia da Consciência Negra e o 2º Evento Cultural Canaã, Berço da Cultura Criativa na FLACC

O Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de novembro, no espaço de eventos a ser instalado próximo ao Bosque do Gonzaguinha no bairro Parque dos Ipês, terá como tema “Integrar a arte e democratizar os saberes. A Cultura move mundos”. A Secretaria Municipal de Educação, realizadora da FLACC, convidou o Pontal Instituto Cultural a compor a programação de domingo (20) que começa a partir das 16 horas, com entrada livre.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro norteará a programação artística construída em consonância com a importância da referida data e com o universo do livro, da leitura, da cultura e da arte. Esse foi um dos critérios definidos pela equipe de curadoria do projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa para compor a programação da segunda edição do evento cultural. Será uma tarde e noite com apresentações de teatro, música, shows, hip hop, bate-papo com escritores locais e representantes da cultura Afro Brasileira no município.

O mapeamento cultural recentemente feito pelo Pontal, Instituto Cultural está sendo fundamental para o processo estruturante dos eventos culturais que vem sendo realizados. Em cada espaço cultural visitado, mapeado e catalogado observamos a presença de artistas e grupos culturais que têm em sua ancestralidade elementos da cultura Afro Brasileira em suas múltiplas dimensões. São escritores que relatam as vivências e origens do Maranhão, grupos culturais que tem na dança, na fala e no cotidiano os traços da negritude brasileira ou mesmo os artistas da nova geração que expressam a sua identidade e cultura preta e periférica nas letras e batidas do hip hop, break dance ou arte urbana.

No segundo evento cultural, a abertura é feita pelo mestre de cerimônia Tiago Nordestino, que dá o tom alegre e descontraído da programação que começa com a apresentação do coletivo de arte urbana intitulado “A Rua É Nois” liderado pelo conselheiro de cultura e artista William. Na sequência teremos a apresentação do grupo de teatro da Vila Planalto com a encenação do espetáculo “Quem tem medo de Curupira”. É a turma das artes cênicas do município com um trabalho que prima pela valorização da cultura afro-amazônica, paraense e que mergulha no imaginário infantil e nas lendas existentes.

Após este ato, teremos o momento de bate-papo com escritores e poetas da cidade com declamação de poesias e interação com o público presente sobre o processo de construção da escrita e de suas obras. Adentrando à tarde, o evento traz ao palco o músico Fábio Moshé para um fim de tarde com o melhor da música popular brasileira em um pocket show. Seguido de uma conversa com a educadora e conselheira cultural Dioni Lacerda. A oportunidade traz uma abordagem sobre a importância do dia 20 de novembro e as suas conexões com a processo educativo nas escolas.

 

E por falar em escola, é do Colégio Benedita Torres que vem uma das atrações do segundo evento cultural. O MC e YouTuber Welber tem chamado a atenção de Canaã e região pelo o trabalho que vem realizando nos últimos tempos. Ele faz as suas rimas, atua no processo de gravação, produz clipes para o YouTube e movimenta uma galera por onde passa com o seu trabalho. Welber tem inspirações no artista Hungria e outros ícones do Rap e Hip Hop nacionalmente conhecidos. Para fechar a programação temos a apresentação dos jovens do coral do Projeto Som de Jerusalém, da AFAMOPROCAN e as batidas do Boi Bumbá Brilho do Sonho, da Vila Nova Jerusalém.

Mais informações, você poderá obter pelo contato via What’sApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes e em nossas divulgações pelas redes sociais do @pontalinstitutocultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021. Conta ainda com a parceira da empresa Tallentus Amazônia e Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.