Sábado, 26 de Novembro de 2022
Canaã dos Carajás Sociedade

Canaã realiza 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), evento ouviu crianças, adolescentes, professores, pais, responsáveis legais, e especialistas sobre o cuidado integral na infância e na juventude.

11/11/2022 às 16h24
Por: Redação
Compartilhe:
Canaã realiza 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Na manhã desta sexta-feira (11), teve início a 8ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório da Câmara dos Vereadores. Servidores, crianças, adolescentes e toda a Rede do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) participaram da cerimônia de abertura do evento que teve como tema a garantia de direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o evento vai até às 18h e quer ouvir crianças, adolescentes, professores, pais, responsáveis legais, e especialistas sobre o cuidado integral na infância e na juventude.

A cerimônia contou com a presença do cidadão representante das crianças e adolescentes Jonas Benício da Silva, da prefeita Josemira Gadelha, do titular da 1ª Vara Cível e Empresarial (Fazenda e Infância) de Canaã dos Carajás juiz Danilo Alves Fernandes, dos secretários de Desenvolvimento Social Ronaldo Araújo e educação Roselma Milani, da vice-presidente do CMDCA Jane Chelangela, do conferencista Renato Godoy de Toledo e da conselheira tutelar Lidiane Rodrigues.

Abrindo o evento, Jane Chelangela falou sobre a importância da conferência no enfrentamento do desafio da garantia dos direitos dos menores. “Vamos valar sobre o período pós-pandêmico. É importante entender e discutir propostas e melhorias para reduzir os impactos da volta às aulas presenciais nos estudantes”, afirmou.

Responsável por inspirar os presentes, Renato Godoy de Toledo, agradeceu o convite e ressaltou a importância da discussão dos direitos da criança e do adolescente, “acabamos de concluir um processo democrático e é importante, nesse momento, formularmos propostas para os novos governantes, colocando os menores em primeiro lugar”, disse.

O adolescente Jonas da Silva comentou sobre a importância das crianças e jovens falarem de democracia, se reconhecerem como cidadãos: “quanto mais jovens como eu entenderem sobre a sociedade e a democracia, melhor será nosso futuro”, concluiu.

Já Lidiane Rodrigues agradeceu o apoio que recebe das instituições nas atividades do Conselho Tutelar e encorajou os menores presentes a expressarem suas opiniões durante o evento. “Hoje, crianças e adolescentes são conhecidos como sujeitos de direitos. E hoje é o dia em que todos poderão ser ouvidos. As autoridades estão aqui para ouvir sobre os erros e acertos para que possamos avançar cada vez mais”, afirmou.

Roselma Milani destacou a importância do incentivo e valorização da inclusão da criança e do adolescente no debate. “Precisamos nos colocar no papel de protetores dessas crianças. A secretaria de educação está sempre atenta às necessidades dos estudantes para garantir o acesso, a permanência e o sucesso de cada aluno do município”, disse.

Ronaldo Araújo falou da importância da discussão para o auto empoderamento das crianças na garantia dos seus direitos. “Nós precisamos sentir a dor e a necessidade de cada pessoa. Não podemos nos acomodar. Precisamos nos preocupar com toda a sociedade. Estamos aqui para ampliar o conhecimento sobre os dispositivos de segurança preparados para prevenir a violência e atender as vítimas”, comentou.

O juiz Danilo Fernandes destacou que o Poder Judiciário está de portas abertas para atender o cidadão e apoiar as instituições na proteção dos direitos da infância e juventude e elogiou o trabalho realizado em Canaã dos Carajás. “Estou sempre sintonizado com a Secretaria de Desenvolvimento Social, e aqui percebo um olhar diferenciado no cuidado e no empenho na proteção da criança e do adolescente”, afirmou.

Concluindo, a prefeita Josemira Gadelha apresentou aos presentes os esforços do município, como o programa saúde na escola, que com o uso da tecnologia e de uma equipe multidisciplinar, auxilia na detecção e vigilância da integridade física e mental dos menores. Ela agradeceu a todos pelo empenho. “Esse é o sentido da vida: cuidar do outro. Estamos aqui para nos fortalecer e juntos, discutir políticas públicas para, em Canaã dos Carajás, estar no caminho certo e avançar”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.