Sábado, 26 de Novembro de 2022
Canaã dos Carajás Educação superior

Mãe e filho universitários participam da assinatura dos primeiros benefícios do Promipe

Mãe e filho, que residem em Canaã, agora vão receber um incentivo financeiro para custear as despesas pessoais e com educação, e concluírem os seus cursos

10/11/2022 às 12h03
Por: Redação
Compartilhe:
Mãe e filho universitários participam da assinatura dos primeiros benefícios do Promipe

Aos 46 anos, Sônia Mangabeira está realizando o sonho de cursar o ensino superior. Ela é aluna de engenharia agrônoma, uma das formações da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Canaã. Ao lado do seu único filho, Salatiel Mangabeira, de 19 anos, aluno de engenharia elétrica em Parauapebas, ela participou, na manhã desta quinta-feira (10), da solenidade de assinatura dos termos de adesão ao Programa Municipal de Incentivo à Permanência dos Estudantes de Cursos de Educação Superior e Profissional (Promipe).

Mãe e filho, que residem em Canaã, agora vão receber um incentivo financeiro para custear as despesas pessoais e com educação, e concluírem os seus cursos. “Entrei na faculdade primeiro e abri o caminho para ele”, relatou. “O curso tem um leque muito grande de atuação, mais do que eu esperava, e estou me empenhando muito”, completou.

Assim como Sônia e Salatiel, mais de 130 alunos de cursos superiores e profissionais, que tem residência em Canaã e estudam no município ou fora dele, assinaram os termos de adesão ao programa, criado esse ano para substituir a antiga Bolsa Universitária. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, que ficou lotado.

“Esse é um programa aprovado pela Câmara, que eu quero que os gestores que me sucederem continuem”, destacou a prefeita Josemira Gadelha. Ela lembrou que a prefeitura vem incentivando o ensino desde a educação infantil, até parcerias com as escolas de ensino médio, e atração de cursos superiores. “O que queremos é que isso retorne para cada um de vocês e para a nossa cidade. Que vocês progridam e um dia possam nos ajudar a fazer Canaã progredir mais”.

Ao discursar, a secretária municipal de Educação, Roselma Milani, lembrou sua própria trajetória no ensino superior e as dificuldades enfrentadas. “Esse programa ajuda a transformar a vida das pessoas e a realidade do município”, disse.

Representando o Legislativo, a vereadora Maria Pereira definiu como “um sonho realizado” ver o auditório do espaço lotado de estudantes. “Queremos que no futuro Canaã exporte não apenas minério, mas conhecimento, e isso será através de vocês”.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, definiu o benefício como uma ação de “desenvolvimento social de verdade”. Ele reforçou que a gestão trabalha não apenas para fornecer auxílio para as pessoas vulneráveis, mas oportunidades de mudança de vida.

 

Sobre o Promipe

O Promipe visa conceder incentivos financeiros a estudantes matriculados em cursos superiores de graduação ministrados no município. O valor do benefício varia entre R$250 e R$ 500 e será distribuído de acordo com a modalidade de estudo (presencial, semipresencial ou à distância) a estudantes de baixa renda familiar per capita. O benefício vale por toda a duração do curso mediante avaliação semestral e anual.

 

(Wellington Borges)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.