Sábado, 26 de Novembro de 2022
Cultura Cultura

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebe Oficina de Teatro do Canaã, Berço da Cultura Criativa

A oficina de teatro ocorrerá durante todo o mês de novembro, com as vivencias sempre às quintas-feiras, iniciando no dia 03 e terminando no dia 24 de novembro

31/10/2022 às 12h08 Atualizada em 31/10/2022 às 14h48
Por: Redação
Compartilhe:
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebe Oficina de Teatro do Canaã, Berço da Cultura Criativa

No dia 03 de novembro terá início a primeira oficina de artes do projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa. A ação do projeto contribui na democratização do acesso à cultura em comunidades em situação de vulnerabilidade social beneficiando as crianças, adolescentes e jovens que vivem nos bairros periféricos de Canaã dos Carajás.

Neste primeiro momento uma oficina de teatro será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio da Coordenação de Proteção Social Básica em atendimento a 82 crianças e adolescentes do CRAS Novo Brasil, estando elas na faixa etária de 10 a 13 anos. Serão beneficiados três territórios de atuação do CRAS, sendo estes o bairro Novo Brasil, Novo Horizonte e Residencial Canaã, ressalta Liliane Borges, coordenadora da Proteção Social Básica da SEMDES.

São crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que terão a oportunidade de em vinte horas, nos turnos da manhã e tarde trabalharem com os principais elementos teóricos e práticos que constituem o universo do mundo do teatro. A oficina será ministrada pelo ator, diretor teatral e produto cultural Júnior Vaz. Vaz é graduado em Teatro, fundador da academia de letras de Canaã dos Carajás e acadêmico do curso de Artes Visuais pela Unifesspa - Campus Marabá. O instrutor possui vasto conhecimento e experiência na área do teatro.

A oficina de teatro ocorrerá durante todo o mês de novembro, com as vivencias sempre às quintas-feiras, iniciando no dia 03 e terminando no dia 24 de novembro. O espaço do CRAS foi visitado pela equipe do Pontal Instituto Cultural que considerou o espaço do Serviço de Convivência do CRAS como um lugar de convergência para a realização da oficina, assegura Jairon Gomes, coordenador do projeto.

Deíze Botelho, técnica social que atua na coordenação geral do projeto ressalta que as oficinas de cultura popular têm um caráter de partilha de conhecimento teórico-prático, em especial na música e artes cênicas junto ao público atendido. Serão realizadas quatro oficinas, sendo está, a primeira. É o momento de “colocar a mão na massa, em atendimento ao público infanto-juvenil”, enfatiza.

O projeto ao longo dos últimos meses realizou um conjunto de importante ações que iniciou com um mapeamento cultural do município; a construção de um biomapa cultural com a atuação de agentes culturais da cidade; reuniões com instituições parceiras e com o conselho municipal de políticas culturais; formação de instrutores de artes e eventos culturais valorizando os artistas locais.

Mais informações, você poderá obter pelo contato via WhatsApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes e em nossas divulgações pelas redes sociais do @pontalinstitutocultural. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021. Conta ainda com a parceira da empresa Tallentus Amazônia e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.