Sábado, 26 de Novembro de 2022
Opinião Opinião política

Canaã e o sudeste precisam de Jeová Andrade

O voto mais importante de amanhã não é pra presidente, mas sim para deputado. Por uma questão de olhar para o futuro, Canaã e o sudeste precisam colocar Jeová na Alepa. Essa região é importante demais e precisa de gente daqui legislando por ela

01/10/2022 às 11h22 Atualizada em 01/10/2022 às 18h04
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Canaã e o sudeste precisam de Jeová Andrade

Ao longo dos últimos 45 dias, acompanhei vários depoimentos de amigos, conhecidos e cidadãos de Canaã e região que foram, de uma forma ou de outra, beneficiados pelo trabalho de Jeová Andrade. Às vésperas da mais importante eleição de nossa história, lembro da fala de Dantas, motorista que conhece Jeová há quase 40 anos, do tempo que Canaã se chamava Cedere e pertencia a Parauapebas.

Dantas contou que lembra do Jeová com 20 e poucos anos desatolando carros na triste, esburacada e enlameada PA-160. O jovem Jeová dobrava as calças até o meio da canela e pisava descalço na lama para ajudar amigos a passar por atoleiros e completar o desafio de chegar a Parauapebas em meados dos anos 80.

Àquela época, conta Dantas, Jeová já dizia que queria mudar as coisas e compreendia que a política era necessária para isso. 

Os anos passaram, Jeová foi o vereador mais votado de Parauapebas, lutou pela emancipação de Canaã, perdeu um filho tentando chegar a Parauapebas em busca de hospitais, lutou pelo asfalto da PA-160 e muito mais. Quase duas décadas depois, foi escolhido prefeito de Canaã - o mais votado da história. Quebrou o tabu da reeleição e foi reconduzido ao cargo em 2016 e conseguiu, em 2020, eleger sua sucessora na gestão de Canaã. Não há palavras para descrever o que Jeová fez por Canaã, basta olhar o antes e o depois e comparar.

Ao fim de seu mandato, Jeová já havia cumprido sua missão de vida: melhorar a vida de milhares de pessoas. Aos 60 anos, poderia ficar em casa, cuidar da família e descansar após uma vida inteira dedicada ao bem coletivo. 

Não.

Atendeu ao clamor popular e decidiu encarar de frente a difícil campanha para deputado estadual. Difícil e exaustiva jornada, diga-se de passagem. Ao longo dos últimos meses, percorreu cerca de 50 municípios paraenses, ouviu dia após dia as demandas do povo e uma reflexão que ele fez após essas andanças me chamou a atenção: os municípios vizinhos têm sérias dificuldades e não adianta nada Canaã ter a estrutura que tem, a economia que tem, se as redondezas sofrem.

Com base nisso, construiu um projeto coletivo e ganha apoio por onde passa. E não se engane. Jeová não convence ninguém pela lábia, pelo discurso; não. Jeová convence pelo exemplo, pela sinceridade, pelo carisma e, claro, pelo currículo. 

Com o mote "fazer pelo Pará, o que fez por Canaã", sua campanha se tornou uma das mais bem sucedidas entre os 500 e tantos candidatos à Alepa em 2022 e emociona, pois tem verdade.

Há 40 anos, Canaã precisou de Jeová e ele atendeu ao chamado e lutou pela comunidade. Há 10 anos, Canaã escolheu Jeová como prefeito e fez a melhor escolha de sua história. Agora, em 2022, Jeová atendeu a mais um clamor popular e busca ser deputado estadual. A verdade, no entanto, é que a região precisa muito mais dele do que o contrário.

O sudeste nunca precisou tanto de um deputado daqui como agora. Já tivemos, em outros áureos tempos, 12 representantes da região na Alepa; hoje, temos apenas quatro e uns quebrados. Pouco, muito pouco para a importância estratégica e econômica de Carajás. Além de ser daqui, Jeová tem cravado no coração a missão de lutar por nós.

Ele sabe de onde saímos, o que fomos no passado, e o que podemos ser no futuro. Como poucos, ele sabe e essa é a certeza clara que tenho no meu coração: nós precisamos de Jeová.

Canaã não pode se acomodar e cair na ilusão de que é autossuficiente. Não é! O bem estar de Canaã está ligado diretamente à qualidade de vida de Ourilândia, Xinguara, Parauapebas, Sapucaia, Água Azul, Tucumã, São Felix do Xingu, Curionópolis e tantos outros. 

É por isso que amanhã, 2 de outubro, na hora de votar, pense por um segundo em quem, sem hesitar, pisaria os pés na lama por você. Jeová é este tipo de homem, o homem que deu a vida por Canaã.

Agora, fará o mesmo pelo Pará. Sem hesitar um instante sequer. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.