Sábado, 26 de Novembro de 2022
Canaã dos Carajás Cultura

Pontal Realiza Formação de Instrutores de Artes em Canaã dos Carajás

A formação teve duração de duas semanas, de 12 a 23 de setembro de 2022, com uma carga horária de 30 horas, sendo ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos (Alixa), na modalidade presencial

27/09/2022 às 12h05
Por: Redação
Compartilhe:
Pontal Realiza Formação de Instrutores de Artes em Canaã dos Carajás

O Pontal-Instituto Cultural encerrou na última sexta-feira (23), no auditório da Usina da Paz, uma Formação de Instrutores de Artes ofertada pelo projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021. 

A formação teve duração de duas semanas, de 12 a 23 de setembro de 2022, com uma carga horária de 30 horas, sendo ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos (Alixa), na modalidade presencial, com a presença de 30 participantes de diferentes áreas de atuação. Os participantes puderam aprender mais sobre o significado da arte para quem ensina e para quem aprende arte; sobre planejamento de conteúdo; tópicos como a criança, o adolescente e o adulto no universo das artes e a prática lúdica; a percepção / estética oculta no universo das artes, didática aplicada ao ensino de arte, organização pedagógica e os processos avaliativos em arte, perfil do professor de arte e por fim uma prática lúdica realizada com todos os presentes. 

Alixa é graduado em Arquitetura, mestre em Comunicação e Cultura, doutor em Educação e pós-doutorado em Artes Visuais (Brasil) trouxe muito da sua trajetória profissional no campo da arte e a sua expertise na área educacional, na pedagogia, para a formação em Canaã dos Carajás. Docente do curso de Artes Visuais da Unifesspa, campus de Canaã dos Carajás, o profissional tem vindo ao município para ministrar disciplinas do curso superior em artes, o que tem lhe oportunizado a experiência de conhecer melhor as dinâmicas da cidade. Em sua percepção, este foi um importante momento e espaço de diálogo com os profissionais que já atuam diretamente com o ensino das artes no seu cotidiano. 

De acordo com Deíze Botelho, diretora da Tallentus Amazônia e coordenadora geral do projeto “essa foi a primeira ação de formação ofertada pelo projeto, havendo previsão de outras formações a ocorrer ainda esse ano, voltadas para a qualificação de profissionais da área da cultura.” No encerramento também houve o sorteio de livros, a entrega de certificados e a realização de um vernissage.    

O projeto contará também com a realização de oficinas e eventos culturais, momentos esses em fase de organização. Jairon Gomes, coordenador do projeto informa que o mapeamento cultural caminha para a fase de finalização e que ainda há tempo de participar preenchendo os formulários I e II do mapeamento que estão disponíveis para preenchimento no perfil do Instagram @pontalintitutocultural. Mais informações, você pode obter pelo contato via What’sApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.