Sábado, 01 de Outubro de 2022
Saúde Saúde

Cardiologia Pediátrica é a nova especialidade médica ofertada no Hospital Yutaka Takeda

Algumas condições tratadas pela cardiologia pediátrica incluem o sopro cardíaco, arritmia, desmaio, cansaço, obesidade, risco cirúrgico, além dos defeitos congênitos, como o temido “buraquinho no coração”. Especialista fala sobre o assunto

19/09/2022 às 15h47
Por: Redação
Compartilhe:
Cardiologia Pediátrica é a nova especialidade médica ofertada no Hospital Yutaka Takeda

Dados do Ministério da Saúde apontam que todos os anos cerca de 30 mil crianças nascem com problemas cardíacos no Brasil, e as chamadas cardiopatias congênitas, ou seja, qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, são responsáveis por 6% da mortalidade infantil antes dos 12 meses de vida.

Com o intuito de oferecer um atendimento cada vez mais completo para a população da região de Carajás, o Hospital Yutaka Takeda acaba de inaugurar o novo serviço: cardiologia pediátrica com a Dra. Suellen Pimentel de Barros.

Os problemas cardiológicos costumam afetar pessoas com mais idade, por conta de fatores de risco que podem estar relacionados, por exemplo, a uma alimentação inadequada e a uma falta de exercícios físicos.

“Mas, quando as doenças cardiológicas afetam uma criança, que ainda está no seu desenvolvimento físico, é preciso realizar o acompanhamento médico com um especialista em cardiologia pediátrica, capaz de prevenir condições, realizar diagnósticos certeiros e tratar qualquer tipo de condição que possa afetar a criança”, enfatiza a especialista do Yutaka.

Certos problemas cardiológicos que afetam crianças podem causar dificuldades na hora em que o pequeno quiser brincar ou se divertir, além de interferir diretamente na velocidade do desenvolvimento de cada uma.

“O diagnóstico de problemas cardíacos em uma criança pode acontecer quando ela ainda está na barriga, durante a realização dos exames pré-natais. É essencial descobrir qualquer condição o mais cedo possível, permitindo que os tratamentos se iniciem o quanto antes”, esclarece a especialista.

Algumas condições tratadas pela cardiologia pediátrica incluem o sopro cardíaco, arritmia, desmaio, cansaço, obesidade, risco cirúrgico, além dos defeitos congênitos, como o temido “buraquinho no coração”. Crianças que possuem síndromes, como a síndrome de down também devem realizar acompanhamento constante com a cardiologia pediátrica, já que também têm uma maior predisposição a problemas do coração.

Dra. Suellen Pimentel de Barros CRM-PA 17566 / RQE 8299 é Pediatra com especialidade em Cardiologia Pediátrica e Ecocardiografia Congênita. Atende crianças e adolescentes (de 0 até 17 anos completos).

Agendamento

O Hospital Yutaka Takeda está localizado no Núcleo Urbano de Carajás. O agendamento de consultas pode ser realizado pelo teleagendamento 3003-3230; whatsapp (21) 2272-3053; e agendamento online https://hospitalyutakatakeda.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.