Sábado, 01 de Outubro de 2022
Mineração Mineração

Brasil pode suprir os minerais que o mundo precisa

País apresenta condições privilegiadas para aproveitar as oportunidades que surgirão, principalmente em lítio, grafita, vanádio, cobre e outros minerais

15/09/2022 às 18h57 Atualizada em 15/09/2022 às 19h08
Por: Redação
Compartilhe:
Brasil pode suprir os minerais que o mundo precisa

A Política Nacional para os Fertilizantes e Minerais Críticos para Transição Energética foram os temas predominantes nos debates do terceiro dia da Exposibram 2022. O painel sobre fertilizantes, moderado por Arthur Liacre (VP de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes), contou com contribuições de Bernardo Silva (diretor Executivo do Sinpriferti), David Crispim (diretor de Operações da Eurochem Sailitre) e José Carlos Polidoro (coordenador geral, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes – Confert), que discutiram os caminhos para que o Brasil possa reduzir a dependência de importações de fertilizantes para suprir o crescente agronegócio.

Os minerais críticos para a Transição Energética foram discutidos no painel que contou com a participação de Andrew Ghatas (diretor do NRCAN – Canadá, que participou de forma remota), Anna Shpitsberg (subsecretária adjunta para Transformação de Energia, Governo dos Estados Unidos – também com participação de forma remota), Márcio José Remédio (diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM), Paulo Castellari Porchia (CEO da Appian Capital Brazil) e Paulo Fernando Almeida Braga (diretor Subsituto do Cetem), sob a moderação de Paulo Misk (presidente e CEO da Largo Inc). Nas exposições, os painelistas mostraram que a demanda dos minerais para Transição Energética terá crescimento exponencial nos próximos anos, exigindo um grande esforço por parte do setor para implantar novas minas a fim de suprir tal demanda. Eles também expressaram consenso no sentido de que o Brasil apresenta condições privilegiadas para aproveitar as oportunidades que surgirão, principalmente em lítio, grafita, vanádio, cobre e outros minerais.

(Brasil Mineral)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.