Sábado, 01 de Outubro de 2022
Política Política

Jeová Andrade e Wagne Machado: favoritos nas Eleições 2022

Líderes históricos do sul e sudeste do Pará, Jeová e Wagne caminham lado a lado e parceria pode render bons frutos para a região. Candidatos a estadual e federal, respectivamente, Jeová e Wagne possuem trajetórias semelhantes e bateram recordes de aprovação em seus municípios de origem

13/09/2022 às 15h55
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Jeová Andrade e Wagne Machado: favoritos nas Eleições 2022

A política da região sul e sudeste do Pará é destaque absoluto nas Eleições 2022. Após anos sem representantes no Congresso Nacional e com pouquíssimos representantes na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a região tem chances reais de eleger representantes em Brasília e, no mínimo, dobrar a quantidade de deputados em Belém.

Entre os favoritos nessa disputa estão Jeová Andrade, candidato a deputado estadual, e Wagne Machado, candidato a deputado federal. Os dois são líderes histórico na região sul e sudeste paraense e possuem trajetórias políticas semelhantes, o que acabou os unindo com o passar do tempo. Os dois mantém parceria antiga e caminham lado a lado em suas campanhas. Parte significativa dos municípios da região estão apoiando a dobradinha estadual-federal do MDB e a parceria pode render bons frutos.

Jeová Andrade foi prefeito de Canaã dos Carajás por dois mandatos. Como gestor, realizou profunda transformação econômica, social e estrutural de Canaã, com obras gigantescas, serviços na assistência social, cultura, esporte, lazer, desenvolvimento econômico e um legado extraordinário na educação e saúde municipal. Ao fim do mandato em 2020, tinha aprovação recorde e conseguiu eleger Josemira Gadelha como sucessora.

Wagne Machado, por sua vez, governou Piçarra por dois mandatos também.  Assim como Jeová, deixou grande legado de obras e serviços prestados pelo município. Jovem político, Wagne foi eleito prefeito a primeira vez com apenas 29 anos, em 2012. Um fato que chama atenção é que, tanto em sua primeira eleição, em 2012, quanto na reeleição, em 2016, obteve 100% dos votos válidos do município, um feito inacreditável. Em 2020, surfando em um tranquilo mar de popularidade, Wagne conseguiu eleger sua sucessora, Laane Barros.

E as semelhanças entre os dois não param por aí. Ambos possuem visão de integração entre os municípios da região. Jeová foi o prefeito da história de Canaã que mais construiu pontes de concreto na zona rural, o que facilita o trânsito de pessoas entre as cidades, o escoamento de toda a produção rural e a aproximação comercial entre as economias municipais.

Wagne, por sua vez, foi presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep) e lutou para que a região crescesse do ponto de vista econômico, social e estrutural. Wagne conseguiu levar mais de R$ 200 milhões em recursos para investimento a municípios do sul e sudeste. Tanto Jeová quanto Wagne acreditam que não adianta um município estar bem se os vizinhos não estão.

Em nova etapa de suas vidas políticas, Jeová e Wagne, amigos há mais de uma década, seguem juntos. Com olhar voltado ao desenvolvimento da região como um todo, é possível acreditar que os dois, com mandatos legislativos, poderão fazer toda a diferença na vida dos cidadãos do Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.