Sábado, 01 de Outubro de 2022
Canaã dos Carajás Nova ferramenta

Servidores de Canaã participam de capacitação do E-Social

A ferramenta – que deve ser implantada no setor público e privado em todo o país – tem o objetivo de simplificar o cumprimento de obrigações, eliminar a redundância nas informações prestadas, além de reduzir a burocracia e a sonegação

12/09/2022 às 17h43
Por: Redação
Compartilhe:
Servidores de Canaã participam de capacitação do E-Social

Servidores de todas as secretarias do município participam durante toda a semana de uma capacitação sobre a ferramenta e-Social, sistema do governo federal que unifica informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O treinamento foi iniciado na manhã desta segunda-feira (12).

A ferramenta – que deve ser implantada no setor público e privado em todo o país – tem o objetivo de simplificar o cumprimento de obrigações, eliminar a redundância nas informações prestadas, além de reduzir a burocracia e a sonegação.

“Esse sistema vem trazendo uma melhor qualidade da informação, informação em tempo real, assim que ela acontece, e facilitando a vida tanto do servidor, melhorando a contagem de tempo pra aposentadoria e redução de gastos”, destacou o palestrante Fábio Rek.

Sobre o e-Social

O sistema foi instituído pelo Decreto 8.373/2014 para padronizar a transmissão, a validação, o armazenamento e a distribuição de dados. A ferramenta deve unificar a transmissão eletrônica de 15 obrigações acessórias existentes.

Assim, as pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem utilizá-la para entrega de informações, formulários e declarações referentes às informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.