Sábado, 01 de Outubro de 2022
Canaã dos Carajás Ato cívico

200 anos de independência: Desfile Cívico marca 7 de Setembro em Canaã

Em discurso, prefeita Josemira Gadelha destacou que a independência está, acima de tudo, no respeito ao próximo, à vida, e à liberdade. Ao todo, 33 instituições participaram do ato cívico. Confira galeria de fotos

07/09/2022 às 20h30
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Fotos Diego Barbosa
Fotos Diego Barbosa

Milhares de cidadãos foram à Weyne Cavalcante acompanhar de perto o Desfile Cívico que marcou a celebração do 7 de Setembro em Canaã dos Carajás. Em 2022, a data celebra 200 anos da Independência do Brasil, um marco histórico que foi celebrado em todo o país.

Em Canaã dos Carajás, o desfile, que é coordenado pela Secretaria de Educação, volta após intervalo de dois anos por conta da pandemia. A concentração para o desfile aconteceu em frente à Escola Tancredo Neves, na avenida Teotônio Vilela. Os participantes marcharam até o segundo sinal, fizeram a curva e subiram a Weyne Cavalcante até o camarote montado próximo à Farma Shopping Santos. Lá, se apresentaram para as autoridades presentes, entre elas a prefeita Josemira Gadelha e a secretária de Educação Roselma Milani.

“Há 200 anos, o grito de um jovem príncipe foi ouvido às margens do Rio Ipiranga. Naquele momento, a nossa colônia precisava de independência política, econômica e social. 200 anos se passaram e esta é ainda a nossa luta. Nós precisamos ser independentes de todos os tipos de preconceito. Nós precisamos da independência da fome, da marginalização. Nós queremos liberdade de ir e vir e formar cidadãos melhores. Precisamos refletir sobre qual a independência que queremos” discursou Roselma.

Dinilson José, presidente da Câmara Municipal de Canaã, também fez o uso da palavra. “Para nós é muita alegria poder participar do 7 de Setembro em Canaã dos Carajás. É uma cultura forte em nosso município, que felizmente voltou após dois anos muito difíceis por conta da pandemia.”

“Nosso desafio é pensar na independência para o futuro dos nossos filhos no Brasil” destacou a prefeita Josemira. “Nossa independência está, acima de tudo, no respeito ao próximo, no respeito à vida, no respeito à liberdade. Que possamos desbravar o nosso país e manter a nossa independência. Que Canaã dos Carajás seja sempre uma cidade desbravadora” finalizou a gestora.

Ao todo, 33 instituições participaram do desfile cívico. Entre as participantes, as escolas do município, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Desbravadores, Academia Canaense de Letras, entre outras.

O desfile foi transmitido ao vivo pelo Gazeta Carajás. Confira aqui todos os detalhes.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.