Sábado, 01 de Outubro de 2022
Canaã dos Carajás Cultura

Inscrições Abertas para a Formação de Instrutores de Artes em Canaã dos Carajás

Curso será ministrado pelo professor Alexandre Silva dos Santos, o Alixa. Confira entrevista com ele, que é professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e artista visual há mais de 40 anos

06/09/2022 às 15h32
Por: Redação
Compartilhe:
Inscrições Abertas para a Formação de Instrutores de Artes em Canaã dos Carajás

Estão abertas as inscrições para a formação de instrutores de artes em Canaã dos Carajás. A formação é promovida pelo Pontal, Instituto Cultural via projeto “Canaã, Berço da Cultura Criativa”, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021.

Este é o momento em que o projeto foca na formação continuada em arte, cultura e economia criativa, voltados para o aprimoramento profissional de artistas e grupos culturais atuante em diversas linguagens e manifestação da cultura popular, impactando positivamente na qualidade de produtos e serviços cultuais. Os cursos são ofertados nas modalidades presencial, subdivididos em módulos, sendo nesse primeiro momento a “Formação de Instrutores de Artes” a ser ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos (Alixa).   

Alixa é graduado em Arquitetura, mestre em Comunicação e Cultura, doutor em Educação e pós-doutorado em Artes Visuais (Brasil). Em sua trajetória, criou o Núcleo de Arte Educação (2002) e coordenou o Programa Arte na Escola (2002-2017). Atualmente é professor em Letras e Interdisciplinar na Unifesspa e também artista visual desde 1979. Na sua bagagem, já realizou mais de oito exposições individuais e sessenta exposições coletivas em diversas cidades e capitais brasileiras.

Em entrevista, Alixa falou um pouco sobre o conteúdo que será ministrado no curso. “Considero dois momentos importantes: a prática pedagógica e o planejamento. Basicamente, as aulas vão se referir ao significado da arte, problematizado no âmbito da criança, do adolescente e do adulto, a organização do conteúdo, a aplicação da didática para o ensino da arte, a organização pedagógica do conteúdo e avaliação. O objetivo dessa oficina é, no primeiro momento, preparar o instrutor pra se conhecer para ele, se conhecendo, vendo seus limites, poder ministrar aulas de arte. Vamos ensinar um método, uma metodologia.”

De acordo com o professor, o convite para a ministração das aulas em Canaã partiu da empresa Tallentus Amazônia. “Queremos ampliar a potencialidade das pessoas que querem levar a arte como profissão. Queremos abrir esse mercado e manter esse mercado em uma crescente.”

Questionado sobre a importância social e econômica da arte para a região, Alixa explicou que ela pode unir municípios como Marabá e Canaã e desenvolver um polo artístico forte. Para Alixa, a arte é essencial para a sociedade. “Se não tiver arte, não tem nem como educar o povo.”

A formação ocorrerá no período de 12 a 24 de setembro, com carga horária de 30 horas, no horário das 15h às 17h na Usina da Paz em Canaã dos Carajás. O público a ser atendidos é composto por artistas, arte educadores, agentes culturais e pessoas interessadas em atuar como instrutor de artes. As inscrições podem ser feitas pelo link

Para maiores informações da formação e do mapeamento cultural, você pode acessar o perfil @pontalinstitutocultural, onde também encontrará os formulários I e II do mapeamento disponíveis para preenchimento. Mais informações pelo contato (94) 98434-9148 – Jairon Gomes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.