Sábado, 01 de Outubro de 2022
Canaã dos Carajás Em Canaã

Alunos da Unifesspa visitam Estação de Tratamento de Água em Canaã

Alunos do curso de Engenharia Florestal visitaram local onde a água que abastece Canaã dos Carajás é tratada. Saae recebeu estudantes e explicou funcionamento da ETA

02/09/2022 às 10h43
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Alunos da Unifesspa visitam Estação de Tratamento de Água em Canaã

A turma de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) fez uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Canaã dos Carajás. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira (1). A Estação fica localizada dentro do Parque Veredas dos Carajás, unidade de preservação ambiental de Canaã.

A turma, composta por 20 alunos, viu de perto todo o processo de tratamento da água que abastece o município. A água vem do gigantesco lago que corta o Parque Veredas, é captada e passa por alguns processos de tratamento. O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é responsável pelo procedimento e distribuição da água. 

De acordo com a engenharia do Saae, 40% da água que abastece Canaã passa pela ETA do Parque Veredas, que funciona 24h por dia ao longo de todo o ano.

Os alunos também visitaram o laboratório do Saae, local em que a água passa por análises a cada duas horas. O laboratório faz mais de 30 tipos de análise de água, tudo para averiguar a qualidade do líquido que chega à torneira dos moradores de Canaã.

A visita durou apenas uma tarde, mas o conhecimento obtido vai valer por muito mais tempo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.