Sábado, 01 de Outubro de 2022
Saúde Saúde

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: saiba mais sobre um dos problemas que mais atinge os joelhos

O rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é a lesão cirúrgica mais frequente em praticantes de esportes que envolvem contato físico. Médico do Hospital Yutaka Takeda fala sobre o assunto

29/08/2022 às 12h59
Por: Redação
Compartilhe:
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: saiba mais sobre um dos problemas que mais atinge os joelhos

Difícil encontrar algum afeiçoado de esportes ou academia que não tenha passado qualquer perrengue com os joelhos pelo menos uma vez na vida. “Mas se as articulações dessa região costumam ‘sofrer’ com certa frequência, isso não significa que a atividade física deva ser deixada de lado. Mexer o corpo e ter joelhos saudáveis são duas coisas conciliáveis, sim”, é o que explica Dr. Renato Amorim Carvalho, Ortopedista e Cirurgião de Joelho do Hospital Yutaka Takeda.

Entre muitas notícias de esporte estão aquelas relacionadas a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), comum entre atletas de futebol e de outros esportes que envolvem movimentos laterais, rotações e impactos repetitivos.

No entanto, não são só os atletas que podem sofrer este tipo de lesão. “Ao apoiar o pé de forma errada no chão em um movimento de mudança rápida de direção, por exemplo, você pode se lesionar”, destaca o profissional.

De acordo com o Dr. Renato, a articulação do joelho é uma das mais complexas do corpo humano. E a prevenção envolve o fortalecimento da musculatura. “Os joelhos precisam de estabilidade para suportar o peso do corpo, mas também de flexibilidade para a realização dos movimentos, principalmente quando estes resultam de atividades esportivas”, esclareceu.

São indicações cirúrgica para reconstrução de LCA os pacientes jovens, praticantes de atividades esportivas que exigem movimentos de rotação do joelho e as pessoas que apresentam falseios/instabilidade no dia a dia.

“Após a cirurgia inicia-se o processo de reabilitação da capacidade funcional do joelho, sendo o fisioterapeuta o profissional responsável pelo desenvolvimento das atividades iniciais”, enfatizou o profissional afirmando que “Cada caso deve ser analisado individualmente, observando a situação em que se encontra, histórico de treinamento, limitações entre outras variáveis importantes para sequência do processo”.

Amorim explica que quando uma pessoa sofre uma lesão, que não é investigada e não recebe os cuidados necessários, fica mais suscetível a apresentar outras lesões no joelho lesionado, como as lesões de menisco e da cartilagem.

“Sentir dor no joelho pode parecer algo comum e sem muita importância. Seja para quem é sedentário, ou mesmo para os que praticam algum tipo de atividade física regularmente, qualquer tipo de incômodo recorrente na região precisa ser investigado de perto”, finalizou o especialista.

Dr. Renato Amorim Carvalho é Ortopedista, Traumatologista e Cirurgião de Joelho, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). O agendamento de consultas pode ser realizado pelo teleagendamento 3003-3230; whatsapp (21) 2272-3053; e agendamento online https://hospitalyutakatakeda.com.br/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.