Sábado, 01 de Outubro de 2022
Canaã dos Carajás Análise

Os 15 maiores feitos de Jeová Andrade como prefeito de Canaã dos Carajás

Prefeito por dois mandatos de uma das cidades mais importantes do Pará, Jeová deixou legado na saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e na geração de emprego e renda. Atual candidato a deputado estadual, Jeová quer expandir ideias para o estado do Pará

24/08/2022 às 12h49
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Os 15 maiores feitos de Jeová Andrade como prefeito de Canaã dos Carajás

Em dezembro de 2020, Jeová Gonçalves de Andrade terminou o seu segundo mandato como prefeito de Canaã dos Carajás. Aclamado pela população, querido nas ruas e com mandato aprovado por 80% da população de Canaã. Passou a faixa de prefeito para Josemira Gadelha, sua sucessora, a advogada e ex-presidente da subseção de Canaã da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que jamais ocupara cargos públicos até então.

Mas de onde vem tanta popularidade de Jeová? Por que não houve desgaste de sua imagem junto à população, efeito natural para quem ocupa por oito anos o cargo de chefe municipal do executivo?

A resposta está no carisma de Jeová? Na sua identificação com a história de Canaã? No fato de ter o apoio maciço dos cidadãos pioneiros de Canaã?

Todos os questionamentos acima podem, sim, explicar inabalável popularidade de Jeová. No entanto, não se sustentariam não fosse o legado deixado por ele enquanto foi gestor de Canaã dos Carajás.

Em 2013, quando assumiu a prefeitura, Jeová encontrou um município desorganizado do ponto de visto fiscal, salários defasados, dívidas municipais, além de escolas de má qualidade, incapacidade de geração de empregos, problemas graves de infraestrutura. Canaã, que já abrigava o Projeto Sossego e, portanto, já recebia royalties da mineração, era um município despreparado para futuro, preso ao passado, e incapaz de lidar com as transformações que viriam com a implantação do Projeto S11D – a maior mina de ferro do planeta.

Ao assumir, negociou dívidas do município, reajustou salários dos servidores públicos em mais de 20% e tomou para si a missão de transformar a educação e a saúde municipal. Investiu pesado na implantação de asfalto, construiu mais escolas, postos de saúde, reformou e ampliou o Hospital Municipal Daniel Gonçalves e muito mais.

Agora candidato a deputado estadual, Jeová tem um importante slogan. “Agora é a vez do Pará!”. “Eu fiz muito por Canaã e quero levar as minhas ideias para todo o Pará. Dediquei toda minha vida à causa coletiva e quero fazer por outros municípios o que fiz aqui” explicou Jeová Andrade. De acordo com ele, nos próximos dias, por meio de suas redes sociais, suas propostas serão divulgadas.

Nossa equipe de reportagem escolheu 10 grandes feitos de Jeová como prefeito e criou um ranking. Confira abaixo:

 

15 – Construção da Feira e Mercado Municipal do Produtor

Em 2016, Jeová inaugurou um dos mais importantes prédios públicos da história do município. A Feira e Mercado Municipal do Produtor Clarindo Moraes. A feira melhorou a qualidade de vida dos produtores municipais, que conquistaram um local moderno para exposição de mercadorias e comercialização de produtos.

14 – Valorização salarial e pontualidade nos pagamentos

A Prefeitura de Canaã dos Carajás paga seus funcionários rigorosamente em dia. Sem jamais atrasar um dia sequer salários de servidores, Jeová conquistou o respeito dos profissionais do serviço público e inaugurou um novo tempo em Canaã: o da valorização de quem serve à comunidade.

 

13 – Criação do programa Canaã, Meu Lugar

Jeová Andrade enquanto prefeito de Canaã implantou, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano, o programa Canaã, Meu Lugar. A meta? Regularizar áreas de ocupações em situação irregular no município. Conseguiu entregar títulos definitivos de propriedades a centenas de famílias.

 

12 – Transformou o antigo lixão municipal em aterro controlado

Canaã se tornou referência no Brasil com Jeová Andrade em muitos aspectos. O gestor de Canaã tornou o antigo lixão municipal aterro controlado, que respeita normas de meio ambiente, dá correto destino ao lixo produzido e ainda vira exemplo para outros municípios. Incontáveis gestores visitaram Canaã nos últimos anos para avaliar o aterro controlado e levar para a casa a ideia. O local se tornou, inclusive, objeto de estudo da Universidade Federal do Ceará.

 

11– Criação do Procampo

Um programa para fortalecer a agricultura, pecuária, horticultura e toda a produção rural em Canaã dos Carajás. Essa é a ideia principal do Procampo. A meta era diversificar economia e gerar empregos e renda em Canaã. Mais de 2 mil produtores são atendidos todos os anos pelo programa

 

10– Construção do Lago dos Buritis

Inaugurado no penúltimo dia de governo de Jeová, o Lago dos Buritis se tornou o maior cartão postal dos canaenses. Localizado no bairro Jardim Florido, o lago ocupa área de 24 mil metros quadrados, possui largas calçadas, passarela, jardins gramados, estacionamento e muito mais.

 

9 – Reorganização da Atenção Básica na Saúde Municipal

Com Jeová Andrade, a saúde de Canaã dos Carajás ganhou destaque nacional e foi escolhida a terceira melhor experiência do Brasil. A Atenção Básica foi reorganizada por meio da implantação do Acolhimento à Demanda Espontânea e do Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão. A saúde de Canaã realiza atualmente quase 100 mil atendimentos por ano.

 

8– Asfalto dos primeiros 17 quilômetros da Transcarajás

A grande verdade é que Jeová Andrade sempre lutou para tirar Canaã dos Carajás do isolamento logístico. O povo canaense sonhou com uma estrada asfaltada até o Posto 70. No entanto, Jeová pensou adiante: e lutou pelo projeto da Transcarajás, rodovia que vai ligar Canaã à Vila São José. Isso representaria uma ligação direta com o Tocantins e ao resto do Brasil. Como prefeito, iniciou a rodovia e asfaltou os primeiros 17 quilômetros.

 

 

7 – Nova Weyne Cavalcante

A principal avenida de Canaã dos Carajás se tornou uma das mais belas do estado do Pará. Ampliada, com estacionamentos, ciclovias, arborização, iluminação em super led e muito mais. Jeová levou a avenida por cima do Morro das Antenas e criou uma das mais belas paisagens urbanas que se tem notícia.

 

6 – Mais de 500 quilômetros de redes de água e esgoto

Saneamento básico representa saúde para a população. Muitos prefeitos optam por não investir em redes de água e esgoto, pois são obras que não ficam à vista e, portanto, não dão tantos votos quando se espera. Jeová não se preocupou com isso e levou saneamento básico para toda Canaã dos Carajás.

 

5 – Mais de 250 quilômetros de asfalto entregues

Em oito anos de governo, Jeová Andrade conseguiu mudar a cara de Canaã. Em partes, porque asfaltou 100% dos bairros do município. Todo o asfalto feito por Jeová possui redes de água e esgoto, meio fio e sarjeta. Marcas de um trabalho de qualidade.

 

4 – Criação do Distrito Empresarial e Polo Educacional

Jeová Andrade criou um espaço ideal para que empresas de todos os tipos se instalem no município. O local, antigo canteiro da Vale, foi doado ao município e Jeová o transformou em um distrito destinado a gerar empregos além da mineração. No mesmo espaço, no setor sul, foi criado o Polo Educacional, onde instituições de ensino superior vão se instalar e terão seus campus universitários amplos e bem estruturados. O prédio da Unifesspa e IFPA já estão sendo construídos nos locais.

 

 

3 – Criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Jeová Andrade criou em Canaã dos Carajás o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável. A ideia é destinar 5% dos royalties da mineração para fomentar o empreendedorismo no município.

 

2 – Construção de escolas-modelos

Jeová Andrade revolucionou a educação em Canaã dos Carajás. Construiu oito novas escolas, reconstruiu ou reformou outras 15. Todas as escolas agora tem padrão e são modelos na região. Todas as salas de aula são climatizadas e todas as escolas possuem quadra coberta.

 

1 – Construção de escola integral em parceria com a Polícia Militar

Para Jeová, nada é mais importante do que a educação. Além de ter construído escolas-modelo, como prefeito, Jeová inaugurou a Escola Municipal Ronilton Aridal. A escola é trilíngue, funciona em tempo integral e em parceria com a Polícia Militar. A experiência é um sucesso, a escola já funciona há três anos e atende 600 alunos.

 

Além destas, Jeová inaugurou outras dezenas de obras, lançou vários programas e inaugurou um novo tempo no município. Em seu planejamento, está o “Canaã 2035”, que visa transformar o município em um dos melhores para se viver no Brasil até meados da próxima década.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.