Sábado, 01 de Outubro de 2022
Canaã dos Carajás Saúde

Canaã é 1º no Pará em metas atingidas do Programa de Qualificação de Vigilância em Saúde

Canaã alcançou 11 das 14 metas estabelecidas pelo programa, sendo o município do estado com o melhor resultado

22/08/2022 às 12h07
Por: Redação
Compartilhe:
Canaã é 1º no Pará em metas atingidas do Programa de Qualificação de Vigilância em Saúde

Canaã dos Carajás é o município do estado do Pará que mais atingiu as metas estipuladas pelo governo federal no Programa de Qualificação de Vigilância em Saúde (PQA-VS), relativo ao ano de 2021. O programa visa a melhoria das ações e serviços nessa área, para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

Com base no desempenho dos municípios (de acordo com seu porte populacional) e estados, o incentivo financeiro do PQA-VS é repassado aos fundos municipais e estaduais. Este recurso pode ser utilizado para aquisição de equipamentos, insumos, capacitações e gratificações, ou outros relacionados às atividades de vigilância em saúde.

Canaã alcançou 11 das 14 metas estabelecidas pelo programa, sendo o município do estado com o melhor resultado, e o único a atingir mais de dez metas.

“A gente se esforça para alcançar esses indicadores, não apenas para receber um recurso a mais do governo federal, mas porque alcança-los significa também a melhoria da saúde da população”, destacou o coordenador de Vigilância em Saúde de Canaã, Douglas Pacheco.

Entre os indicadores previstos estão vacinação, vigilância da água tratada e contra a dengue, tratamento da malária, hanseníase e tuberculose, e testagem de sífilis e HIV.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.