Sábado, 01 de Outubro de 2022
Região de Carajás Ditadura Militar

Morre Major Curió, homem que combateu a guerrilha e deu nome a Curionópolis

Major Sebastião Curió tinha 87 anos, deu nome a Curionópolis e foi prefeito do município por dois mandatos. Além de combater comunistas na Guerrilha do Araguaia, foi designado pelo governo militar para cuidar da Serra Pelada na década de 80

17/08/2022 às 12h10 Atualizada em 17/08/2022 às 12h18
Por: Redação
Compartilhe:
Morre Major Curió, homem que combateu a guerrilha e deu nome a Curionópolis

Morreu na madrugada desta quarta-feira (17), em um hospital particular em Brasília, o agente da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, de 87 anos. Como agente do Centro de Inteligência do Exército, o antigo CIE, ele atuou contra movimentos armados de oposição ao regime e foi figura emblemática durante a ditadura militar na Amazônia. Por sua atuação, já foi denunciado por crimes como sequestro, assassinato, tortura e ocultação de cadáver. Internado na noite de segunda, Major Curió sofreu sepse e falência múltipla dos órgãos. As informações sobre a morte dele foram divulgadas pelo Estadão.

Major Curió foi um dos líderes da repressão à Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar que agiu no sudoeste do Pará nos anos 1970, até ser desmontado pelo Exército em confronto que deixou 67 mortos. Ele chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal por homicídio e ocultação de cadáveres no embate. No ano de 2009, em entrevista ao Estadão, ele admitiu que executou 41 pessoas no Araguaia.

Na década de 80, Curió ocupou o garimpo de Serra Pelada. Os garimpeiros tiveram de entregar suas armas ao Exército e só podiam vender o que retiraram de lá num posto da Caixa Econômica Federal instalado no local.

O nome do município de Curionópolis é uma homenagem ao Major, que também foi prefeito daquele município por dois mandatos.

(Informações: O Liberal)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.