Sábado, 26 de Novembro de 2022
Saúde Saúde

Hospital Yutaka Takeda inaugura serviço de cirurgia bariátrica

Realizado por videolaparoscopia, procedimento é indicado para o tratamento da obesidade grave

08/08/2022 às 13h09
Por: Redação
Compartilhe:
Hospital Yutaka Takeda inaugura serviço de cirurgia bariátrica

Cerca de 96 milhões de brasileiros estão acima do peso, de acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2030, a estimativa é de que sete a cada 10 pessoas estejam acima do peso e uma a cada quatro estejam obesas. O aumento do número de pessoas com excesso de peso também fez crescer a procura por tratamentos emagrecedores.

Com o intuito de oferecer um atendimento cada vez mais completo para a população da região de Carajás, o Hospital Yutaka Takeda acaba de inaugurar o novo serviço voltado para pacientes que buscam cirurgia bariátrica e metabólica, com atenção integral e multidisciplinar.

Segundo o cirurgião bariátrico, a sociedade precisa compreender a obesidade como uma doença sem cura, causada por vários fatores e progressiva, que precisa ser tratada de forma precoce e principalmente prevenida. “A cirurgia bariátrica e metabólica, um procedimento minimamente invasivo e que visa a diminuição do estômago, tem sido uma importante forma de combater a obesidade”, explicou o gastroenterologista Dr. Irineu Rasera, médico responsável pelo serviço no Hospital Yutaka Takeda.

“A obesidade, além da sobrecarga do peso, traz outros problemas de saúde como a hipertensão, o diabetes, problemas cardiovasculares e pode até aumentar o risco de alguns tipos de câncer se não houver um controle adequado”, enfatizou Rasera.

Para tanto, além do acompanhamento rotineiro da equipe multiprofissional do Yutaka, os pacientes inseridos no serviço terão acompanhamento exclusivo de diversos especialistas, como educador físico, psicólogo e nutricionista. Em breve o serviço estará disponível também em Canaã dos Carajás, no Hospital 5 de Outubro.

“O Yutaka presta um atendimento de excelência e possui uma ótima estrutura, com capacidade para realizar outras cirurgias que não são ofertadas na região. Estou feliz por ter sido o primeiro a realizar esse procedimento aqui na unidade”, destacou o especialista que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Quem pode fazer

Os critérios de indicação do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina (CFM) para a cirurgia bariátrica preveem o encaminhamento quando o paciente apresenta:

• Obesidade mórbida: IMC maior que 40.

• Quem tem IMC maior ou igual a 35, associado a diabetes, hipertensão arterial ou outras doenças como apneia do sono, artroses ou hérnias de disco.

• Quem tem IMC maior ou igual a 30, associado à síndrome metabólica.

• Mais de cinco anos de obesidade.

• Comorbidades como a esteatose hepática, hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

• Dois anos de tratamento clínico sem sucesso.

O Hospital Yutaka Takeda está localizado no Núcleo Urbano de Carajás. O agendamento de consultas pode ser realizado pelo teleagendamento 3003-3230; Whatsapp (21) 2272-3053; e agendamento online https://hospitalyutakatakeda.com.br/

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.