Sexta, 19 de Agosto de 2022
Política Coluna

COLUNA | Nosso primeiro voto

Maria Alice: É o momento em que nossa voz é ouvida e que temos oportunidade de escolher, e escolher certo. É de grande valia que não deixemos ser influenciados pela opinião política de alguém.

02/08/2022 às 11h21 Atualizada em 02/08/2022 às 11h53
Por: Maria Alice
Compartilhe:

Entre janeiro e abril deste ano, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto.

De acordo com os dados do TSE observa-se que um grande número de adolescentes votará pela primeira vez, inclusive eu, e talvez não tenham em mente a demasiada importância que nós temos para mudar a nossa realidade, para exercer nosso direito de escolha, é o momento em que nossa voz é ouvida e que temos oportunidade de escolher, e escolher certo. É de grande valia que não deixemos ser influenciados pela opinião

política de alguém.

Pesquise, veja as propostas, estude as possibilidades, e se você é jovem, principalmente, escolha o candidato que melhor defende pontos que ajudarão você e sua família. Pontos como educação, remuneração melhor, inflação baixa...

“O que eu consigo ver é só um terço do problema

É o sistema que tem que mudar

Não se pode parar de lutar

Senão não muda

A juventude tem que estar a fim

Tem que se unir”

 

Esse é um trecho da música do Charlie Brown Jr. “Não é sério”, e tem a mesma funcionalidade desse texto, conscientizar. Votar com sabedoria. Houve grande mobilização para os jovens tirarem seu título de eleitor, talvez com o pensamento leviano de que somos manipuláveis, facilmente influenciáveis, por isso, provem o contrário! A hora de mostrar que somos a geração com opinião forte, que tem acesso a conhecimento na palma da mão e por isso nossas opiniões são fundamentadas em dados é agora.

Pra finalizar, gostaria de indicar um livro que li, é uma distopia do George Orwell, arrisco dizer que minha distopia preferida, que é a “1984”. O livro trata sobre um regime totalitário, onde as pessoas são vigiadas o tempo todo pelo Grande irmão, esse nome te lembra algo? - BBB- e onde não podem nem pensar algo contra o governo.

Leia e aumente seu senso crítico!

Até a próxima!

Me siga no Instagram! @mariaalice_encantos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maria Alice
Maria Alice
Sobre Maria Alice. Estudante, 17 anos, cursando 3º ano ensino médio. Gosto muito de ler, acredito que a leitura transforma vidas e por isso criei um projeto de incentivo à leitura quando tinha 10 anos - o Encanto de Leituras. Em 2017, participei de um programa da Rede Globo, o Fantástico, e consegui mudar a visão de muitas crianças e adulto sobre a importância dos livros. Quero compartilhar experiências aqui neste espaço. São novas páginas a serem escritas, espero que gostem de acompanhar!