Canaã dos Carajás vive dias preocupantes. O avanço da verão amazônico, aliado à falta de senso de algumas pessoas, está fazendo o número de queimadas crescerem no município.
O Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) já realizaram diversas chamadas de incêndio em áreas de mata nos últimos dois meses. A maior, na serra do Novo Brasil no último dia (7). A fumaça logo tomou conta da paisagem, preocupando os moradores.
O engenheiro florestal e coordenador das áreas verdes do Parque Veredas, Maiko Durães ressaltou as ações de educação ambiental realizada junto com a população local. "Queremos evitar essas situação que resultem em queimadas por meio de fiscalização, combate e ações punitivas."
Esse trabalho que já vem sendo feito desde 2017 conseguiu reduzir muito o índice de incêndio em zonas rurais. Hoje, as queimadas se acumulam na sua grande maioria em regiões de zona urbana.
A SEMMA pede a população que comunique imediatamente ao órgão e ao Corpo de Bombeiros qualquer tipo de foco de incêndio para que seja combatido. O disk-denúncia da SEMMA é o 94-99126-7492 e o contato com os Bombeiros é feito no 193.