Sábado, 26 de Novembro de 2022
Política Eleições 2022

Wagne Machado tem razão: 'Na sua casa, ninguém vai fazer melhor que você'

Coluna: Pré-candidato a deputado federal pelo MDB, Wagne Machado lembrou que o sul e sudeste do Pará estão sem representantes na Câmara federal há quase 10 anos. E ele tem razão: a região de Carajás precisa eleger deputados e isso é urgente

09/07/2022 às 11h13
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Wagne Machado tem razão: 'Na sua casa, ninguém vai fazer melhor que você'

Pude acompanhar na sexta-feira (8) uma fala extremamente feliz e pertinente do pré-candidato a deputado federal pelo MDB, Wagne Machado. Em discurso na Vila Taboca, distrito de São Félix do Xingu, Wagne lembrou que o sul e sudeste do Pará estão há quase 10 anos sem representantes no congresso federal. Se não me engano, o saudoso Asdrúbal Bentes e o grande Giovanni Queiroz foram os últimos cavalheiros desta região a nos representar em Brasília na Câmara Federal. Lembro-me até hoje que o plebiscito para criação do estado de Carajás, em 2012, passou pela árdua luta dos dois. Ou seja, ter representantes no congresso federal faz toda a diferença para nós, que estamos distantes dos grandes centros.

Wagne Machado disse ainda ao povo da Taboca uma frase que precisa ser reverberada aos quatro cantos da nossa região: "A gente precisa entender que na sua casa, na sua região, ninguém vai fazer melhor do que você". Ele tem toda razão.

Wagne destacou ainda que os deputados federais paraenses são eleitos também com o voto de quem é daqui. "Se as coisas não estão ok, é porque o modelo que adotamos está errado. Não que eles não tenham feito nada por nós, mas a gente precisa mudar."

Sim, é necessário mudar.

De fato, ninguém conhece os problemas e os anseios de uma região se nela não viver. A fala de Wagne não é apenas uma elegante retórica, trata-se da mais pragmática das constatações: como repetir as mesmas ações e esperar resultados diferentes? Representantes legislativos precisam ter a cara do povo que os escolhe. Se a região de Carajás não tem ninguém há quase 10 anos, nossa cara não está no congresso federal - e é ai que mora o problema.

Sem representantes no congresso federal, como o sul do Pará, locomotiva do estado, pode resolver questões delicadas como a mineração?

E a verticalização da produção?

E a construção de estradas para escoamento da produção rural e aproximação do sul do estado com o resto do país?

E a construção de pontes, como a da Vila São José no Pontão, para interligar o Pará ao Tocantins e aproximar de vez Canaã, Parauapebas, Xinguara da Belém-Brasília?

Sem um deputado nosso em Brasília, não há a menor chance um olhar mais empático da federação por nós - já sofremos muito. Dá pra ver que estamos cansados de contribuir tanto para o Brasil e receber em troca apenas desprezo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.