Sexta, 19 de Agosto de 2022
Canaã dos Carajás Empreendedorismo

Empretec finaliza mais uma turma em Canaã dos Carajás

Ao longo de uma semana, 21 empreendedores de Canaã dos Carajás passaram pelas dinâmicas propostas pelo Empretec. Seminário da ONU é ofertado pelo Sebrae no Brasil

09/07/2022 às 10h47
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Empretec finaliza mais uma turma em Canaã dos Carajás

Foi com muita alegria, entusiasmo e sensação de dever cumprido que 21 empreendedores de Canaã dos Carajás receberam seus certificados do Empretec, seminário criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e coordenado pelo Sebrae no Brasil. A certificação foi realizada no último sábado (2) após os empreendedores canaenses viverem uma semana inteira imersos nas dinâmicas propostas pelo Empretec.

Ao todo, o curso teve duração de 60 horas de atividade fundamentadas na ciência, que mostraram, na prática, como agem os empreendedores de sucesso. Durante os dias de seminário, os participantes têm a possibilidade de aplicar nas dinâmicas metodologias de sucesso, apurar os resultados e, junto a facilitadores, descobrir quais comportamentos empreendedores podem ser agregados às suas vidas cotidianas. Esse é o sétimo Empretec realizado em Canaã.

Para o facilitador Gilberto Suzuki, o saldo do seminário é positivo. “A turma de Canaã foi muito acima da média, todos os participantes se envolveram levaram a sério as atividades. Acredito que todo mundo teve um grande aprendizado. O foco do seminário é o comportamento das pessoas. A ideia é a seguinte: se você pratica as características dos empreendedores de sucesso, você tem grande chance de ter sucesso. Eu acredito nisso.”

Questionado, Suzuki explicou que a prática é o diferencial do Empretec. “No seminário Empretec, você não ganha certificado, você conquista. Significa que todos os participantes estão aptos para empreenderem ainda mais e crescerem seus negócios. Os participantes geralmente aumentam seus lucros e melhoram seus negócios.”

O facilitador entende que o impacto do Empretec na economia é positivo e grandioso.” Os participantes do Empretec vão aplicar o que aprenderam. Isso, naturalmente, fará com que negócios se expandam, novos empregos serão gerados e todo mundo vai ganhar com isso.”

Ari Sá, facilitador do seminário e consultor do Sebrae credenciado pela ONU, também falou sobre o trabalho desenvolvido. “É um treinamento muito importante, pois possibilita o empreendedor a se conhecer melhor. Principalmente nos aspectos relacionados a seu comportamento empreendedor.”

De acordo com Ari, os resultados do seminário são comprovados. “A cada dois anos, o Sebrae monitora por meio de pesquisa as pessoas que fazem o Empretec. A melhora dos negócios é significativa. 63% das pessoas que fazem Empretec se planejam melhor. Outro dado importante é o aumento de faturamento de cada um deles.”

O facilitador não poupou elogios a Canaã e afirmou que a cidade é um case de sucesso. “Canaã é uma cidade diferente. A cada dois anos você volta e a cidade está melhor do que antes. Tive a felicidade de participar de todas as sete turmas em Canaã e sempre que volto é uma nova surpresa.”

Em posse de novas técnicas e saberes, a expectativa é que os 21 participantes apliquem seus conhecimentos em seus respectivos negócios, melhorem seus planejamentos e alcem voos ainda mais altos na árdua tarefa de empreender.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.