Sábado, 26 de Novembro de 2022
Região de Carajás Histórico

Secretaria de Regularização Fundiária é inaugurada em Novo Repartimento

Prefeito Valdir Lemes e equipe de governo inauguraram nova secretaria, que tem Abraão Braga como titular da pasta. Governo de Novo Repartimento faz história ao inaugurar Secretaria e pretende implantar grande programa de regularização fundiária

08/07/2022 às 16h32 Atualizada em 08/07/2022 às 17h59
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Secretaria de Regularização Fundiária é inaugurada em Novo Repartimento

A Prefeitura de Novo Repartimento inaugurou, na manhã desta sexta-feira (8), a Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Valdir Lemes, o vice Alan Milanezi, o presidente da Câmara, Sibito do Assis, e secretários do governo de Novo Repartimento. A nova pasta já está em funcionamento e será gerida por Abraão Braga, ex-secretário de Agricultura do município.

Com a nova secretaria, a gestão de Novo Repartimento sai na frente de municípios da região e vai facilitar a vida de milhares de pessoas, que precisam de títulos de regularização fundiária rurais ou urbanos. Município com grande extensão territorial, Novo Repartimento vive dias históricos com a implantação da nova pasta, o que é  comemorado principalmente por produtores rurais da região.

Juscelino Veras, assessor jurídico da nova pasta, destacou o trabalho da gestão de Novo Repartimento em prol da regularização fundiária. "Quando o seu Valdir assumiu, em janeiro de 2021, o então departamento de terras tinha apenas um servidor, um computador e uma sala de menos de 10m². Antes para haver regularização fundiária, era uma burocracia imensa. Agora, temos estrutura para trabalhar e detalhe: tudo era pago. Agora, quem tem renda de até dois salários, não vai pagar por nada e vai ter acesso ao seu título definitivo mais facilmente. As coisas foram simplificadas graças ao trabalho deste governo."

Abraão Braga falou sobre o momento. "Não falo só como gestor, mas também como cidadão de Novo Repartimento. É um momento histórico para nossa cidade e importante demais para tantas famílias do campo e da cidade. É a instituição de um instrumento extremamente necessário. É importante lembrar que essa é uma promessa de campanha do seu Valdir, que agora se torna realidade. É razão de muita felicidade para todos nós."

Para Alan Milanezi, o momento é de muita alegria. "Antes o que a gente tinha era apenas um departamento. Agora, é uma secretaria inteira para atender o povo de Novo Repartimento. Eu considero isso, de fato, muito positivo para nossa gente. Todo o governo está de parabéns."

O prefeito Valdir Lemes lembrou que Repartimento tem grande extensão territorial e a regularização fundiária é um sonho de grande parte da população. "O município é grandioso, tem uma dimensão geográfica enorme, temos aqui os dois maiores assentamentos da América Latina, o Tuerê e o Rio Gelado. O produtor rural anseia por essa regularização; essa terra é um bem de família e todos precisam ter acesso a esses títulos."

Secretaria já atuando

Já atendendo e atuando, a Secretaria de Regularização Fundiária entregou, logo após a sua inauguração oficial, 185 títulos definitivos de áreas urbanas e 25 títulos de áreas rurais.

A meta do governo de Novo Repartimento é instituir um programa histórico e grandioso de regularização fundiária, que deve abranger a sede do município, distritos e vilas.

A sede da Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação à Rua Sabiá, nº 17 B, Qd 22, Bairro Uirapuru, no antigo prédio do cartório eleitoral. Quem deseja solicitar seu título definitivo pode procurar a pasta a partir da próxima segunda-feira (11).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.